Publicada em 22/09/2020, às 16h57
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira
Emef Maria Madalena, em Jardim Camburi, é 1ª colocada no ES em avaliação do Ideb

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, teve o melhor resultado estadual nos anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019.
A unidade obteve nota 6,9, superando bastante a meta projetada, que era de 6,1. O indicador, criado pelo Governo Federal, mede a qualidade do ensino nas escolas públicas através de dois requisitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O resultado expressivo obtido pela Emef é a culminância de uma série de ações, incentivos e planejamentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) junto às unidades escolares do município, com o objetivo de oferecer excelência no processo educativo e manter a tradição de ser referência na educação pública.
Compromisso
“Para alcançarmos esse resultado, foi fundamental o compromisso da equipe escolar. Portaria, apoio, cozinha e equipe pedagógica trabalham juntos em prol de uma educação de qualidade para nossos alunos”, destaca a diretora da Emef, Marta dos Santos.
“O compromisso dos estudantes também é um pilar que permitiu esse resultado, com foco e dedicação, e claro, as famílias também são muito importantes no processo educativo”, completa Marta.
Atuação conjunta
Além de todo o compromisso e esforço das equipes escolares, o apoio das famílias e o foco dos alunos são fundamentais para o processo de aprendizagem. A estudante Ana Carolina Mota destaca a qualidade da equipe de profissionais da unidade.
“Os professores são excelentes e competentes. Eles nos ouvem e tiram as nossas dúvidas. Toda a equipe pedagógica é excelente”, conta a aluna.
O pai da Ana Carolina, Fábio Mota Salvador, pontuou sobre a importância da participação dos pais e da família na vida escolar das crianças e adolescentes.
“Eu gosto de participar no cotidiano da escola, dialogando sobre as práticas pedagógicas que envolvem os estudantes, principalmente minha filha que estuda a muito tempo aqui na Emef Maria Madalena”.