Publicada em 16/12/2015, às 18h04

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues

Emoção toma conta da formatura de nova turma do Vitória Alfabetizada


Diego Alves
Formandos Vitória Alfabetizada - personagem
Pedreiro José Carlos Braga fez o discurso de agradecimento na solenidade de formatura do Vitória Alfabetizada
Diego Alves
Formandos Vitória Alfabetizada
Alunos da terceira turma do Vitória Alfabetizada receberam os certificados durante solenidade no auditório da Prefeitura

"No Vitória Alfabetizada, aprendemos várias coisas. Mas o mais importante é que, com o estudo, tudo pode ser melhor. Obrigado aos professores e à equipe da Prefeitura por nos ter ajudado a vencer esse desafio". Até poucos meses atrás, o pedreiro José Carlos Braga, de 39 anos, não sabia ler nem escrever.

Mas, na noite desta última terça-feira (15), foi ele quem leu o discurso de agradecimento durante a solenidade de formatura dos participantes da terceira turma do projeto Vitória Alfabetizada. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Vitória e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre formandos, familiares e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

"Nós estamos realizando na Prefeitura vários projetos voltados para a família. Todos os projetos são de grande importância, mas o Vitória Alfabetizada, desde o primeiro momento, toca meu coração. Criamos a escola em tempo integral, universalizamos o atendimento da educação infantil, Vitória foi premiada diversas vezes, e não podia aceitar que tivéssemos irmãos que ainda não sabem ler e escrever. Esse programa é o mais bonito da Prefeitura, que é resgatar essas pessoas, trazê-las para perto e chamar para estudar, dar dignidade e acesso ao conhecimento", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Ler e escrever libertam a gente, além de nos dar muitas oportunidades de se orientar e relacionar, fazer leituras. Fazem a gente orientar os filhos que estão na escola e ajudar também. Esse grupo abraçou a causa junto com a gente, e nós compartilhamos as lideranças dos professores para o êxito do trabalho ao longo de 2015", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Emoção

"Receber o certificado foi emocionante. Me esforcei, alcancei meu primeiro objetivo e, agora, vou continuar estudando. Assim como foi muito bom para mim, tenho certeza que vai ajudar muitas outras pessoas. A alfabetização é muito importante. Até na minha profissão a leitura é fundamental, todos deveriam procurar a sala de aula. Representar os alunos é gratificante, poder ver a felicidade em cada rosto é algo que não se coloca valor", continuou José Carlos.

"É muito importante saber ler e escrever. Tem tanta gente que sabe ler e escrever e não dá importância. Eu sempre quis ler a Bíblia. Antes, ela ficava aberta lá em casa, mas ninguém lia. Meu marido sabe ler e escrever, mas não se interessa pela Bíblia. Agora, eu vou poder ler a Bíblia todos os dias. Entrei para o programa porque era mais perto da minha casa e porque os alunos são interessados e têm a mesma vontade, que é aprender", contou a dona de casa Maria do Rosário de Jesus, de 54 anos, do bairro Grande Vitória.

"A partir de agora, a caminhada continua na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nós já temos um grande número de alunos regressos do projeto que já efetuaram a matrícula na EJA, e nós estamos mobilizando e dialogando com os outros que ainda não efetivaram a matrícula, porque o nosso desejo é que eles continuem estudando", disse a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Seme, Mariane Berger.

"Esta é uma noite só de alegria. Quero parabenizar todos os formandos e dizer que a nossa alegria é grande por estarmos presentes nessa cerimônia. Vocês só estão começando uma nova fase. Terminaram uma etapa e já vão começar outra. Então queremos deixar o convite a todos para que fiquem conosco. Nós temos várias escolas espalhadas pela cidade, todos à espera de quem quer concluir os estudos e mudar de vida", disse a subsecretária pedagógica, Janine Mattar.

Diego Alves
Formandos Vitória Alfabetizada
Prefeito Luciano Rezende entregou os certificados e destacou a importância do projeto: "Ele dá dignidade às pessoas e acesso ao conhecimento"
Diego Alves
Formandos Vitória Alfabetizada
Solenidade contou com a participação de alunos, familiares e gestores
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)