Publicada em 21/01/2009, às 14h44 | Atualizada em 15/10/2009, às 17h22

Por Deyvison Longui, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques

Encontro Brasil-Alemanha busca formação de novos negócios na Capital


Marcos Salles
Tião Barbosa no Encontro Econômico Brasil-Alemanha
O prefeito em exercício Tião Barbosa ressaltou a importância do Encontro Brasil-Alemanha para Vitória
Marcos Salles
Tião Barbosa no Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Durante o encontro ocorrerão painéis, workshops e reuniões temáticas

O 27º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, que pela primeira vez ocorrerá em Vitória entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro deste ano, tem como meta trazer à Capital capixaba a formação de novos negócios, atraindo, para isso, cerca de 250 empresários alemães e mil participantes nos três dias de evento. Vitória foi confirmada como cidade-sede desta edição durante o último encontro ocorrido em agosto do ano passado na cidade alemã de Colônia.

"É uma meta ousada, mas sabemos da importância desse encontro para a Capital. E, por esse motivo, é que o acolhemos com satisfação e engajamento para fazer dele o melhor dos encontros já realizados, a partir de uma parceria entre a iniciativa privada e o setor público", destacou o prefeito em exercício de Vitória, Tião Barbosa, durante o lançamento oficial do evento, na noite desta terça-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Também presente ao evento, o governador Paulo Hartung ressaltou que Vitória está reconquistando e conquistando o prestígio perante o país. "A Capital capixaba está construindo sua marca, organizada, mostrando o que tem Brasil afora", disse, lembrando que o Estado é um porto de pátrias, uma mistura de povos, dentre eles, por exemplo, alemães, italianos, árabes e japoneses.

Já o presidente da Findes, Lucas Izoton, enfatizou a realização de grandes negócios que deverão ocorrer na Capital durante os dias de evento. "Será um momento de grandes negócios para o Brasil e para o Espírito Santo, especialmente Vitória, nos seus mais diferentes aspectos, sejam eles comercial, formação de parcerias, atração de investimentos e transferência de tecnologia".

Programação

Durante os três dias do Encontro ocorrerão painéis, workshops e reuniões temáticas. Em paralelo, durante o dia, acontecerá uma feira para exposições e apresentação de indústrias e empresas interessadas em demonstrar seus produtos e serviços.

Entre os temas que estarão em debate infra-estrutura em transportes; eficiência energética e energias renováveis; qualificação técnica de recursos humanos; agronegócio; ampliação e diversificação da pauta do comércio bilateral entre Brasil e Alemanha; ampliação e cooperação em inovação e tecnologia; e tecnologia mais limpas.

"A cidade de Vitória se beneficiará também com sua divulgação em nível nacional e internacional, bem como a receita gerada pela ocupação de hotéis e a utilização de serviços diversos", disse o coordenador do Encontro e vice-presidente da Findes, Sérgio Rogério de Castro.

Para isso, ao longo do ano estão confirmadas participação em importantes feiras e eventos internacionais na Alemanha e no Brasil, como a Fruit Logística, em Berlim; a Ecogerma, em São Paulo; Hannover Messe, em Hannover; Achema, em Frankfurt; Stone Tec, em Nuremberg; Brasil Off Shore, em Macaé; e Vitória Stone Fair, na Serra.

Realização

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha será realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Consulado Alemão no Espírito Santo; Governo do Estado do Espírito Santo; Prefeitura Municipal de Vitória; Convention & Visitors Bureau; Companhia de Desenvolvimento de Vitória; Câmara de Comércio Brasil-Alemanha; Confederação Nacional da Indústria (CNI); e pela Confederação das Indústrias da Alemanha - Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)