Publicada em 30/06/2017, às 13h50 | Atualizada em 30/06/2017, às 15h17

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Emef Lenir Borlot

Estudantes criam Grêmio Estudantil em escola de São Pedro I


Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
O próximo passo será a posse com a presença do Conselho de Escola. A data ainda será divulgada
Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
As professoras trabalharam com os alunos, em sala, atividades e assuntos relacionados à liderança

Os alunos da Emef Lenir Borlot em São Pedro I realizaram, nesta semana, o processo de fundação do Grêmio Estudantil Mirim. Segundo a direção da escola, o envolvimento das turmas na campanha foi muito bom. As chapas que concorreram na eleição fizeram panfletagem com materiais de divulgação confeccionados por eles mesmos, as ideias foram divulgadas em cartazes afixados nas salas, pátio e corredores , além dos candidatos interagirem com os outros estudantes “pedindo voto”.

Depois de toda essa movimentação, aconteceu a eleição da chapa. A vencedora foi a de número 6, que recebeu o nome “#LB”. O próximo passo será a solenidade de posse com a presença do Conselho de Escola. A data ainda será divulgada pela escola.

Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
Cada estudante da Emef também teve a oportunidade de votar e escolher o nome do grêmio por meio de eleição
Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
Após a eleição, o próximo passo será a solenidade de posse com a presença do Conselho de Escola

Pensando em potencializar ações de protagonismo dos alunos, há dois anos, profissionais da Emef Lenir Borlot têm se articulado com a técnica da secretaria de educação Rosângela Gabry para constituir o Grêmio Estudantil.

Neste ano, foi dado início a esse trabalho com o processo de eleição dos Líderes de Turma. As professoras trabalharam com os alunos, em sala, atividades e assuntos relacionados à liderança e à construção de propostas. Os candidatos desenvolveram suas ideias e as apresentaram aos colegas de sala.

Participação dos alunos

Após a escolha dos líderes, os alunos eleitos foram convidados a participar de uma conversa sobre a proposta de criação da Comissão Pró-Grêmio. Os alunos tiveram a oportunidade de ter acesso a alguns materiais e assistir vídeos sobre o assunto.

Cada estudante da Emef também teve a oportunidade de votar e escolher o nome do grêmio por meio de uma eleição.

O nome mais votado foi “Grêmio Estudantil Estudantes de Ouro”. Com os alunos da escola já inteirados sobre o assunto, os líderes, com a ajudas dos professores, foram incumbidos de conversar com os colegas sobre a formação das chapas. Foram formadas sete chapas e cada uma construiu sua proposta de campanha.

Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
Todos os alunos foram envolvidos na eleição. A chapa de número seis foi a vencedora
Divulgação Seme
Emef Lenir Borlot
Os estudantes receberam orientações para a formação da chapa para compor o Grêmio Estudantil
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)