Publicada em 18/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 18/03/2025, às 16h39

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Estudantes da capital premiados em Olimpíada de Robótica visitam a PMV


Leonardo Silveira
Prefeito recebe alunos que conquistaram medalhas na etapa nacional das Olimpíadas Brasileira de Robótica
Prefeito recebe estudantes que conquistaram medalhas na etapa nacional das Olimpíadas Brasileira de Robótica. (ampliar)

O acesso a novas tecnologias nos anos iniciais da educação da capital tem oportunizado um aprendizado diferente e inovador aos estudantes. Nesta segunda-feira (17), o prefeito Lorenzo Pazolini reconheceu o desempenho de João Felipe Graciliano dos Santos e Pietro Henrique de Jesus Santiago. Eles foram recepcionados no Salão Nobre da Prefeitura de Vitória, onde contaram sobre as conquistas.

Os dois estudantes cursam o 1º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (Emef TI) Paulo Freire, localizada no bairro Inhanguetá. Os pequenos foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica, com medalhas de ouro e bronze. 

"Nós mexemos com engrenagens, com um cone vermelho e apertando o botão fazemos o lego funcionar sozinho. Tudo isso com a ajuda do professor Yuri", contaram os dois, felizes, mostrando as medalhas para o prefeito. Pietro e João Felipe têm apenas 7 anos. As crianças foram à Prefeitura acompanhadas dos pais, da diretora da escola Lívia Tonoli, e da secretária Municipal de Educação, Juliana Rohsner.

"É nessa idade que a educação transforma. E eles se destacam porque tem uma escola que dá essa assistência às crianças e estudantes. Nos anos iniciais, nos anos finais, em todas as fases de aprendizado. Esse é um passo muito importante para a nossa rede, a conquista de medalhas nacionais por crianças de 7 anos. Nosso coração está cheio de alegria por ver essa oportunização e esses avanços em escolas de todos os territórios da cidade, acabando com qualquer desigualdade de aprendizado e buscando a excelência em todas as regiões, como é o caso da Emef Paulo Freire, lá em Inhanguetá", destacou a secretária Juliana.

O prefeito destacou o papel importante da família, junto a comunidade escolar, a secretaria de Educação e o poder público, para alcançar os resultados. "É por isso que a resposta chega. O papel do poder público é garantir a infraestrutura. E no Paulo Freire nós fizemos esse trabalho. Uma escola que estava em obras há quase 20 anos e nós entregamos, dando condições de trabalho aos excelentes profissionais da unidade escolar, que hoje é referência em todo o Brasil. Isso faz com que talentos sejam descobertos e tenham a oportunidade de mostrar a aptidão para as mais diversas atividades", afirmou.

Protagonismo dos estudantes

A diretora da Emef Paulo Freire, Livia Tonoli, destacou a ação de protagonismo e a iniciativa de oportunizar o acesso às novas tecnologias para os estudantes das séries iniciais. "Eles estão à frente dos projetos. Nós temos os kits de lego, eles interagem, participam, têm acesso. Estamos falando de 30 alunos pequenininhos que já interagem com a programação, com a robótica. É fundamental oportunizar esse acesso para eles", disse.

O professor de ciências, Yuri de Castro, também falou sobre o projeto. "A diretora Lívia nos falou sobre o edital, nos inscrevemos e fomos contemplados. A partir daí, tudo foi funcionando naturalmente, com a participação dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Com certeza vamos alçar voos ainda maiores", destacou.

Famílias orgulhosas

Os pais, que acompanharam a visita, não escondiam o orgulho e a felicidade em ver os pequenos dando os primeiros passos rumo ao conhecimento. Walter Santos, pai do João Felipe, não conseguiu segurar a emoção. "É muito gratificante ver os pequenos tendo essas oportunidades. A gente se emociona e fica já tentando imaginar como será o futuro deles", contou. "A gente acredita que tudo tem uma base. Deus em primeiro lugar , a família, e um prefeito que tem vontade de fazer as coisas acontecerem para as nossas crianças. É só alegria pra gente ver esse trabalho sendo realizado", disse Márcio Campos, pai do Pietro.

Robótica

A iniciativa faz parte de um programa organizado pelo Instituto Positivo, pela organização norte americana First e a marca mundial de brinquedos LEGO, por meio da qual escolas de todo o Brasil são selecionadas para participar da First Lego League, um torneio amigável e colaborativo entre estudantes para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da robótica.

Escolas da rede municipal de Vitória já receberam os kits de robótica LEGO, que permitem desenvolver a aprendizagem de crianças e estudantes da rede municipal de Ensino. O objetivo é usar robótica e tecnologia para resolver desafios relacionados aos oceanos, enquanto aprendem e aplicam conceitos de Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Prefeito recebe alunos que conquistaram medalhas na Olimpíadas Brasileira de Robótica
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)