Publicada em 15/07/2022, às 13h20 | Atualizada em 15/07/2022, às 14h54
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Estudantes da região de Santo Antônio recebem os tablets com internet
A expectativa é de aprender ainda mais e descobrir ferramentas que, por enquanto, a maioria dos estudantes só ouviu falar, como os diversos aplicativos que podem ser usados para estudar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes e muito mais!
Nesta sexta-feira (15), estudantes da região de Santo Antônio começaram a receber os tablets com internet, ferramenta potente para dinamizar o aprendizado das turmas e recuperar o conteúdo que ficou prejudicado pela pandemia de coronavírus, sobretudo no ano em que as unidades de ensino não tiveram aulas presenciais.
"Eu achei legal porque será uma experiência nova, teremos tecnologia na escola e o aprendizado vai melhorar. Pesquisa eu já faço na internet, mas aplicativo vou passar a usar agora, ainda não conheço. Vai ser muito bom", disse a estudante Yasmin Moreira Lopes, que cursa o 8º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, que sediou a solenidade de entrega.
"Muito bom essa iniciativa, é uma responsabilidade grande também, mas a gente vê que está evoluindo, porque nem todos os estudantes têm celular, nem todos têm o tablet ou podem comprar, então é muito importante receber dessa forma", avaliou Benedita Moreira dos Santos, avó da estudante Yasmin.
No auditório da Emef Alvimar Silva, estavam presentes também a EmefAlberto de Almeida, com o diretor Melquisedeque de Ávila; a Emef Amilton Monteiro da Silva, com a diretora Marilene Lourenço; e a Emef Mauro Braga.
"Quero muito agradecer a todos que estão aqui. A gente sabe o quanto faz diferença a tecnologia na educação, trazendo novas possibilidades, com recursos pedagógicos que nos permitem novas propostas de aprendizagem. Teremos um processo muito bacana com a chegada desses tablets, faremos um uso muito bem feito dessa ferramenta. Vamos para o segundo semestre cheios de energia porque é isso que a gente merece, só o melhor", pontuou a diretora da Emef Alvimar, Flavia Souza.
Compromisso com a educação
Ao todo, são 15.249 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que poderão levar os tablets para casa, ampliando o uso da tecnologia nos processos educativos das escolas municipais. Os 11.864 estudantes do 1º ao 4º ano do Fundamental, além das crianças da Educação Infantil, terão acesso aos equipamentos em atividades nas unidades de ensino. O investimento na compra dos tablets com internet é de R$ 25.598.700.
"Estamos dando um salto de qualidade na nossa gestão. Passamos pelo momento mais difícil na história recente da humanidade e somos exemplo para o Brasil. Somos a cidade que mais vacinou no Brasil, a cidade que mais reduziu a morte de mulheres. Agora estamos corrigindo uma grande desigualdade. O que estamos oferecendo com esse tablet é que vocês, dentro de casa, possam se conectar, acessa a plataforma AprendeVix, acessando conteúdo de qualidade. Esse é o compromisso que temos, de construir uma nova cidade, cuidando de quem mais precisa. Aproveitem esse recurso! Tenham cuidado e zelo", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, na solenidade.
A compra dos 29 mil tablets com internet para os estudantes integra o Plano Vitória, com investimentos de R$ 1 bilhão, até 2024, lançado em setembro do ano passado. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.
"Como é bom ver a escola cheia de vida, cheia de alegria. O tablet não é por acaso, é para recompor as aprendizagens que foram prejudicadas no período que a escola ficou fechada na pandemia. Vocês precisam dessa escola de troca, de aprendizagem, um lugar que seja bom de estar. Estamos entregando uma ferramenta poderosa, uma ferramenta que oferece muitas possibilidades. Não dá mais para a aula ser apenas no quadro, o que estamos trazendo é algo diferente, para que vocês possam ter aulas mais interessantes. Tem uma série de aplicativos que possibilitam aprender os componentes curriculares. Queria agradecer ao prefeito Lorenzo Pazolini por todo o investimento da gestão em nossas escolas", destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
Fortalecimento das aprendizagens
Os diretores das unidades de ensino que também participaram do evento ressaltaram o quanto é importante a inserção da tecnologia na escola.
"Estou muito feliz de estar aqui nesse momento, que é histórico. Falo em nome da nossa comunidade, estamos mega felizes com a entrega dos tablets. A receptividade é muito calorosa, é uma ferramenta muito importante. Nós já recebemos os tablets na nossa escola, estamos em processo de diálogo para entregar às famílias. Agradecemos essa iniciativa que só veio pra somar", afirmou a diretora da Emef Amilton Monteiro, Marilene Lourenço.
"Esse momento é muito especial para a educação de Vitória. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), temos como um dos princípios a cultura digital. Hoje, estamos recebendo nas escolas um equipamento completo, com internet, para acesso dos estudantes. Vivemos momentos de desafios, mas com certeza essa ferramenta vai melhorar o aprendizado de todos os nossos estudantes", frisou o gestor da Emef Alberto de Almeida, Melquisedeque de Ávila.
Uso pedagógico
Os tablets possuem filtro de conteúdo, gerenciado remotamente via sistema com controle dos sites e aplicativos permitidos, conforme definição da Secretaria de Educação. A plataforma remota permite a instalação e remoção dos aplicativos, a liberação de acesso a sites, o bloqueio e rastreamento do equipamento em caso de furto ou perda, geração de relatório de uso, entre outras ações.
Os equipamentos chegam às mãos dos estudantes já com pacotes de dados de internet móvel, por meio de chips, para que possam acessar os conteúdos educacionais trabalhados em sala de aula, utilizar a plataforma AprendeVix (Google Sala de Aula), assistir às aulas virtuais, realizar as atividades propostas e muito mais.
O investimento integra uma política pública voltada para a socialização da cultura digital prevista nas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos de Vitória.
A aposta nos usos de um dispositivo móvel (tablet) com pacote de dados para estudantes da rede de ensino de Vitória busca atender à necessidade de maior equidade no acesso à informação para a continuidade das ações de garantia de aprendizagens significativas e que produzam sentidos para a vida.
É cada vez mais rotineiro o uso de dispositivos móveis na sociedade proporcionando acesso a uma quantidade de informação ilimitada. A Secretaria de Educação acredita que o uso dos tablets, com intencionalidade pedagógica, potencializará as práticas docentes, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes.
Investimento em tecnologia
Além dos tablets com pacote de dados de internet, a Secretaria de Educação de Vitória está fazendo outro grande investimento em tecnologias, possibilitando melhores condições de trabalho aos profissionais e mais recursos para aprendizagem dos estudantes e das crianças.
Ao todo, são R$ 70 milhões investidos na compra de equipamentos para usos pedagógicos, sendo:
- 5 mil notebooks para uso dos profissionais nas unidades de ensino;
- 3 mil novos computadores para as unidades de ensino e Secretaria de Educação;
- aquisição do Programa TiX Letramento para atendimento aos estudantes da Educação Especial;
- 490 kits de robótica que contribuirão para o desenvolvimento de um pensamento lógico e crítico dos estudantes e das crianças, a quem serão apresentadas situações problema e estimuladas a solucioná-las.
Esses investimentos realizados pela Seme buscam garantir a continuidade das ações que promovem o acesso à aprendizagem de maneira equânime, pois no contexto da pandemia, com o isolamento social, foi possível evidenciar um grande desafio: a desigualdade entre estudantes nos territórios do município de Vitória. Estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social foram mais afetados pela crise sanitária e econômica, de acordo com marcadores sociais, raciais e de gênero, que constataram a situação sem acessibilidade em que vivem.