Publicada em 26/11/2009, às 09h30 | Atualizada em 30/11/2009, às 11h48
Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui
Estudo para ampliação da Serafim Derenzi começa nesta terça

O Consórcio Planservi-Oficina venceu a licitação promovida pela Prefeitura de Vitória para desenvolver o projeto básico de ampliação da Rodovia Serafim Derenzi. O projeto terá estudos de investigação de solo, geológicos, elementos geotécnicos e avaliação preliminar dos túneis.
O contrato de prestação de serviço já foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, e o representante do consórcio, Felipe Issa Kabbach Júnior. A empresa terá, a partir desta terça (01), 300 dias para fazer o estudo inicial da intervenção.
De acordo com Frizzera, a Prefeitura planeja para os 13 quilômetros de extensão da Serafim Derenzi duas faixas por sentido, com exceção do trecho entre avenida Maruípe até a Pedreira Rio Doce, que seria três faixas por sentido.
A licitação do tipo técnica e preço foi aberta no dia 30 de julho deste ano. Apesar de 65 empresas terem retirado oficialmente o edital da licitação na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, o Consórcio Planservi-Oficina foi único inscrito a participar do processo.
Ampliação
O projeto da Prefeitura prevê a criação em toda a Serafim Derenzi de calçada e ciclovia. Estudos da prefeitura apontaram que pode haver viabilidade de criação de dois túneis com cerca de 500 metros cada para reduzir o trajeto em um quilômetro. Atualmente, a rodovia tem uma ou duas faixas por sentido, dependendo da localidade. Ela apresenta nível de serviço (forma qualitativa de mensurar o trânsito) próximo à saturação na hora pico. Os ônibus gastam em média 49 minutos para percorrê-la.