Publicada em 30/03/2023, às 10h55 | Atualizada em 30/03/2023, às 11h02

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Evento em alusão ao dia da Síndrome de Down cativa estudantes da EJA


Foto Divulgação
Evento em alusão ao dia da Síndrome de Down cativa estudantes da EJA
Estudantes da EJA participam de evento em alusão ao dia da Síndrome de Down.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, que fica em Maruípe, reuniu na noite de terça-feira (28) os estudantes das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no auditório da unidade de ensino para realizar uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. O evento foi marcado por muito aprendizado e troca de experiências entre estudantes, a partir de diálogos com foco na educação inclusiva e conscientização sobre o respeito às diferenças. 

Foram exibidos vídeos explicativos para que todos entendessem mais sobre a síndrome que causa uma alteração genética. Na rede de ensino de Vitória, atualmente há 71 crianças e estudantes com síndrome de Down matriculados.

A ação também contou com a presença de uma convidada pra lá de especial: a estudante Sara Pelecani. Pessoa com síndrome de Down, Sara cursou o ensino fundamental na escola e, posteriormente, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Ela fez uma apresentação musical com teclado que emocionou a todos.

Tudo isso foi registrado pelo estudante Guilherme Marques, estudante da EJA na Emef Suzete Cuendet e pessoa com síndrome de Down, mostrando aos presentes que todos são capazes de realizar o que quiserem. "Eu gostei muito do evento. Gostei de fotografar, filmar e encontrar os amigos e professores", destacou o estudante.

Foto Divulgação
Evento em alusão ao dia da Síndrome de Down cativa estudantes da EJA
Estudantes da EJA participam de evento em alusão ao dia da Síndrome de Down. (ampliar)

Educação inclusiva

Para o pedagogo Ricardo Bessa, ficou a satisfação pela proposta do evento ter sido bem recebida, promovendo um clima de empatia e respeito às diferenças no convívio escolar.

"Foi uma oportunidade de nos percebermos diferentes uns dos outros, trazendo um enfoque da inclusão sob vários aspectos. Entendo que há muitos aprendizados nessas trocas de experiência. A estudante egressa foi capaz de estimular os participantes no percurso do ensino. Os momentos em que vivemos, durante o evento, foram potencializados com a empatia e respeito às diferenças", explicou.

Já a diretora da unidade de ensino, Rubia Xibili, reforçou que a ação foi importante para sensibilizar a comunidade escolar e promover um clima prazeroso e respeitoso entre todos.

"O evento organizado pela equipe da EJA foi uma grande oportunidade para refletirmos sobre temas atuais. Falar sobre as diferenças nos faz pensar sobre a escola inclusiva que tanto desejamos. Como diretora da escola, fico feliz por receber uma estudante egressa que trilhou um caminho de superação. Hoje, a Sara é motivo de orgulho para a equipe da Emef Suzete Cuendet. Estamos felizes também por receber o Guilherme no espaço da escola. Acreditamos que esse evento foi importante para sensibilizar a comunidade escolar diante da necessidade de empatia e respeito com o outro nas relações sociais", pontuou.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)