Publicada em 08/04/2011, às 19h24 | Atualizada em 08/04/2011, às 19h28
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Angèle Murad
Experiência do Orçamento Participativo é apresentada na Colômbia

A experiência do Orçamento Participativo de Vitória estará presente no I Encontro Nacional da Articulação da Rede Colombiana de Orçamento Participativo, que será realizado, até este sábado (09), na cidade de San Juan de Pasto, na Colômbia.
A gerente do Orçamento Participativo da Prefeitura de Vitória e representante da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Luciane Bolda, participa do encontro, onde vai ministrar uma palestra sobre o tema Sustentabilidade dos Programas de Orçamento Participativo.
Participação
O Orçamento Participativo de Vitória (OP) - realizado pela Administração Municipal a cada dois anos - é um importante instrumento de democracia e participação popular. Por meio do OP, os moradores do município decidem, em conjunto com o poder público, as obras e os serviços a serem realizados pela Prefeitura.
De acordo com os recursos do orçamento municipal, as demandas são definidas compondo a Lei do Orçamento Anual (LOA), que é aprovada pela Câmara Municipal.
O processo de discussão do Orçamento Participativo foi retomado na capital em 2005, depois de alguns anos sem ser realizado. É uma política prioritária de governo que visa à criação e ao fortalecimento de canais de participação, controle social e acompanhamento da gestão municipal pelos cidadãos.