Publicada em 13/07/2017, às 10h51
Por Deyvison Longui, com edição de Rejane Gandini Fialho
Fábrica de Ideias: ainda há vagas no curso para ser dono do próprio negócio

Ainda dá tempo para se inscrever na segunda edição da capacitação que propõe ajudar pessoas a serem donas do próprio negócio, despertando a vocação e transformando sonhos em projetos viáveis. O curso acontecerá na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, na capital.
A capacitação, que é gratuita, terá início na noite desta segunda-feira (17) e as inscrições poderão ser feitas até o final da tarde do mesmo dia, no Centro de Apoio ao Empreendedor da Prefeitura de Vitória, que fica na Casa do Cidadão, em Itararé (avenida Maruípe, 2544).
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes). Mais informações pelos telefones 3132-5306 e 3222-9030.
Programação
A capacitação ocorrerá em duas etapas. A primeira, de 17 a 19 de Julho, vai abordar o tema "Crescendo e Empreendendo". Já a segunda, de 24 a 28 de Julho, vai trabalhar a temática "Virada da Comunidade". A formação, numa parceria com o Sebrae-ES e o Ifes, será ministrada na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, no período das 18 às 22 horas.
"Esse programa tem como objetivo levar conhecimentos e oportunidades para os empreendedores das comunidades. Nas duas etapas do curso, o participante irá adquirir ferramentas em gestão para realizar o sonho de ser dono do próprio negócio. No curso, o participante será despertado para vocação empreendedora e eles serão orientados a transformar suas ideias em projetos alcançáveis e consistentes", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.
"O objetivo é que o empreendedor saia com uma ideia concreta, com algo que possa implementar, que possa colocar em prática e abrir o próprio negócio, ter seu próprio empreendimento. O curso será a ferramenta pra tirar a ideia do papel e colocá-la em prática", apontou o subsecretário de Apoio ao Empreendedor, Renzo Nogueira.
Capacitação:
Crescendo e Empreendendo
17 a 19 de julho
Objetivos:
- compreender as diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho (dependência, colaboração e/ou autonomia);
- conhecer as mudanças no mundo do trabalho atual, bem como no mundo dos negócios;
- compreender o trabalho como elemento fundamental da vida humana;
- predispor-se a conhecer o mundo do trabalho e dos negócios;
- identificar as diferentes oportunidades de inserção no mundo dos negócios;
- adotar atitudes empreendedoras na condução da sua vida;
- buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e a colaboração;
- avaliar a sua atual condição e, a partir disso, tomar decisões quanto a possíveis mudanças.
Virada da Comunidade
24 a 28 de julho
Objetivos:
- sensibilizar os participantes para as oportunidades resultantes da adoção de comportamentos empreendedores;
- disseminar cases exitosos de pessoas que superaram desafios empreendendo;
- refletir sobre as variáveis comportamentais e mercadológicas que impactam sobre o sucesso e insucesso de empreendimentos;
- resgatar o sonho empreendedor dos participantes;
- construir um modelo de negócios utilizando a ferramenta Canvas;
- apresentar o modelo de negócios construído durante o curso utilizando um modelo de pitch simplificado.