Publicada em 02/04/2009, às 18h30
Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Vivian Batista
Famílias atendidas pelo Bolsa Família devem atualizar cadastro

Beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos. Quem recebe o benefício e não atualizou o cadastro nos últimos dois anos precisa procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu território para a revisão dos dados.
O processo de atualização foi iniciado pelo Governo Federal e deve ser feito até o dia 31 de agosto. Em Vitória, 9.250 famílias recebem o benefício e cerca de 5 mil devem atualizar o cadastro. A partir de abril, as famílias que precisam atualizar seus dados receberão avisos nos extratos de pagamento.
Elas devem comparecer ao Cras com os seguintes documentos: identidade, CPF, carteira profissional dos pais ou responsáveis, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar das crianças e/ou adolescentes beneficiados.
A coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios da Prefeitura de Vitória, Marta Baliano Caretta, destaca que sempre que houver qualquer alteração no domicílio, como mudança de endereço, troca de escola dos filhos, nascimento, entre outros, a Prefeitura deve ser comunicada por meio dos Cras.
Além disso, ela alerta que as famílias que estão no programa devem atualizar o cadastro de dois em dois anos, independente de receber ou não o benefício, como estabelece o Decreto nº 6.135 de 2007.
“Nossa ação é voltada para que as famílias não percam o benefício. É importante manter os dados cadastrais dos beneficiários o mais correto possível, para que mais programas sociais sejam elaborados e ofertados à população”, destaca Marta.
Prazo

A atualização cadastral deve ser realizada até agosto deste ano. Após esse prazo, a família que não tiver seus dados atualizados terá o benefício bloqueado.
Isso representa uma segunda chance para quem ainda não tiver alterado as informações no cadastro: mesmo após o bloqueio, basta que a família procure o Cras e solicite a atualização do cadastro para que seu benefício seja desbloqueado, desde que ela atenda ao critério do programa. A família que não tiver atualizado o cadastro até janeiro de 2010 terá o benefício cancelado.
A ação é uma parceria do governo com os municípios e é importante para o controle do Bolsa Família, que, mensalmente, transfere cerca de R$ 900 milhões para 11,1 milhões de famílias com renda per capita de até R$ 120. Em Vitória, a atualização também pode ser feita na Central do Bolsa Família, localizada na Avenida Vitória, Ed. Independência, Horto, Vitória.