Publicada em 03/07/2009, às 12h04 | Atualizada em 03/07/2009, às 15h00
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Bruna Borjaille
Farmácia Popular completa um ano e amplia acesso a medicamentos

Há um ano, foi inaugurada a Farmácia Popular de Vitória. Com o início das atividades, os moradores da capital passaram a comprar remédios com até 90% de desconto, a partir de programa do governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
Na Farmácia Popular são encontrados 107 itens que são vendidos a custo baixo para todos os usuários. Para ter acesso, o paciente precisa apenas apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do médico particular.
Dados
Neste primeiro ano de funcionamento, os medicamentos mais vendidos foram Omeprazol, remédio para o estômago; Sinvastatina, para colesterol; e Nifedipina, para pressão. Em média, foram atendidas 3.600 receitas por mês, sendo que 70% delas foram do Sistema Único de Saúde.
Ainda durante estes 12 primeiros meses, os moradores de Vitória representam 55% das receitas atendidas, seguido por Vila Velha, Serra e Cariacica, cada uma dessas cidades com 15%. A satisfação dos usuários é positiva: 75% alegam que o atendimento é rápido; 71% afirmam que o atendimento é ótimo e 70% estão satisfeitos com a instalação.
A farmácia popular está localizada na avenida Florentino Avidos, 321, Centro. O horário de funcionamento vai das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.