Publicada em 10/11/2014, às 16h36

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi

Feira de Audiovisual estimula a produção independente na Fábrica de Ideias


Elizabeth Nader
Oficina de documentário na I Feira de Audiovisual na Fábrica de Ideias
Visitantes participam de oficina de documentário na Feira do Audiovisual Capixaba
Elizabeth Nader
Ana Oggioni participa da I Feira de Audiovisual na Fábrica de Ideias
Estudante de Cinema Ana Oggioni aproveitou o evento para filmar os principais momentos da feira

Um estímulo à criação e às produções independentes. Essa é a proposta da 1ª Feira do Audiovisual Capixaba (FAC 2014), que foi aberta nesta segunda-feira (10) e prossegue até quarta (12), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara. Com diversos estandes que representam o crescimento dessa área no Espírito Santo, o evento acontece pela primeira vez, com a finalidade de divulgar as produções audiovisuais do Estado e do Brasil.

A programação inclui mostra de pilotos de TV, encontros de negócios, palestras, painéis, seminários e workshops. Além das atividades na Fábrica de Ideias, há eventos no auditório da Rede Gazeta e no Cine Metrópolis.

Sonho

O sonho de trabalhar com cinema levou a estudante Ana Oggioni, 25 anos, a abandonar o curso de Jornalismo da Ufes no quinto período para ingressar no curso de Cinema de Audiovisual, que a Ufes oferece desde 2010. "Apesar de conseguir lidar bem com a escrita, não era bem o que eu queria, pois minha vontade era trabalhar com uma linguagem mais solta, que eu vejo no audiovisual, na imagem em movimento", disse a estudante, que estava filmando todo movimento dos estandes, demonstrando o quanto gosta de ficar atrás das câmeras.

Produção

Desde 2011, está em vigor a regulamentação da Lei da TV, determinando que 3,5 horas semanais da programação das TV´s brasileiras pagas sejam preenchidas com produção audiovisual independente. Diante dessa realidade, o evento busca aumentar o volume e a oportunidade de negócios, ampliando a rede de parceiros da produção audiovisual.

Outra finalidade é estimular o debate sobre as regras do Fundo Setorial do Audiovisual, maior ferramenta de incentivo financeiro para a produção de TV e Cinema no Brasil.

A Prefeitura de Vitória montou um estande para divulgar a Lei Rubem Braga, já que o local está sendo bastante visitado por representantes de empresas produtoras, distribuidoras, exibidoras e fornecedores de equipamentos e serviços.

TV Ufes

Um dos estandes que chamam mais atenção é o da TV Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Ela é formada por estudantes, professores e técnicos-administrativos que fazem comunicação pública.

Segundo a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, o canal existe desde 1999, tendo sido reestruturado há dois anos, com a aquisição de novos equipamentos. A coordenadora da TV Ufes, Ana Paula Vieira, destacou que a tendência é só crescer, uma vez que há novos equipamentos de estúdio, externas, edições e transmissões ao vivo. Na Feira de Audiovisual, os participantes estão produzindo entrevistas e vídeos sobre o evento.

Matéria relacionada

Curtas de animação feitos por alunos de Vitória exibidos na Feira do Audiovisual

Elizabeth Nader
Stand da PMV na I Feira de Audiovisual na Fábrica de Ideias
Estande da Lei Rubem Braga foi montado para a exposição de obras produzidas por artistas capixabas
Elizabeth Nader
Oficina de documentário na I Feira de Audiovisual na Fábrica de Ideias
Feira do Audiovisual Capixaba é um incentivo à produção independente
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)