Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Curtas de animação feitos por alunos de Vitória exibidos na Feira do Audiovisual

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Instituto Marlim Azul
Instituto Marlim Azul - projeto Animação
Público poderá assistir a curtas-metragens de animação produzidos por alunos da rede municipal

Como se faz um desenho animado tradicional? O que é um brinquedo óptico? Como montar um flipbook e um zootrópio? O cinema de animação irá divertir quem passar pelo estande do Instituto Marlin Azul durante a 1ª Feira do Audiovisual Capixaba (FAC 2014), que acontece entre estas segunda (10) e quarta (12), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

O público poderá assistir aos curtas-metragens feitos por alunos da rede pública de Vitória dentro das oficinas do projeto Animação e ainda terá a oportunidade de conhecer e experimentar alguns brinquedos ópticos que demonstram os princípios básicos de animação. A oficina gratuita sobre a linguagem e as técnicas de animação será realizada nesta terça-feira (11), das 14 às 17 horas.

Confira os principais brinquedos ópticos e técnicas de animação que farão parte da oficina:

  • Desenho animado - Essa técnica, também conhecida como desenho sobre papel, é uma das mais conhecidas. Os desenhos de uma mesma sequência são feitos com o apoio de mesas de luz e depois ganham movimento no computador.
  • Pixilation – É a técnica de animar pessoas. Os participantes são estimulados a usar fantasias e a criar histórias, experimentando expressões corporais e movimentos. As cenas são fotografadas e repassadas para o computador, onde são manipuladas para que as imagens possam interagir com diversos cenários e outros personagens, criando o movimento da animação.
  • Massinha – Essa técnica permite aos participantes criar personagens e cenários com massa de modelar. Os objetos modelados são fotografados e as imagens, transferidas para o computador, onde ganham movimento.
  • Recorte e fotografia – Consiste em utilizar recortes ou fotografias, tiradas pelos próprios alunos, para construir cenários e personagens.
  • Zootrópio – Esse brinquedo óptico, criado no século 19, é o precursor do cinema e do desenho animado. Os participantes fazem desenhos em papel que são colocados no zootrópio, uma espécie de tambor que, ao ser girado, cria a ilusão do movimento.
  • Flipbook - Consiste em uma série de desenhos, com uma pequena modificação entre eles. Cada desenho vem em uma folha separada, como se fosse um livro. O movimento é criado quando as páginas são viradas rapidamente.
  • Taumatrópio - Aparelho óptico que, baseado na persistência das imagens na retina, dá a ilusão da combinação de duas figuras distintas postas em movimento.

Evento

Organizada pela primeira vez no Estado, a Feira do Audiovisual Capixaba entra em sintonia com a regulamentação da Lei da TV, ocorrida em 2011, que determina que 3,5 horas semanais da programação das TV´s brasileiras pagas sejam preenchidas com produção audiovisual independente.

A partir desse novo cenário, o evento tem por objetivos aumentar o volume e a oportunidade de negócios, ampliar a rede de parceiros da cadeia produtiva audiovisual e estimular o debate sobre as regras do Fundo Setorial do Audiovisual, maior ferramenta de incentivo financeiro para a produção de TV e Cinema no Brasil.

Fazem parte da programação mostra de pilotos de TV, encontros de negócios, palestras, painéis, seminários e workshops. As atividades serão realizadas na Fábrica de Ideias, no auditório da Rede Gazeta e no Cine Metrópolis. A intenção é reunir empresas produtoras, distribuidoras, exibidoras e fornecedores de equipamentos e serviços.

Projeto Animação

Instituto Marlim Azul
Instituto Marlim Azul - projeto Animação
Alunos produzem personagens para os filmes de animação

A cada edição do projeto, que foi criado em 2001, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos do ensino fundamental, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto, foram realizados os seguintes curtas-metragens, com roteiro, desenhos e animação de crianças e adolescentes das escolas da capital: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009), “As Curvas de Niemeyer” (2010) e “O Maestro do Tempo” (2013).

Serviço

Oficina de Animação Gratuita

Quando: terça (11), das 14 às 17 horas

Local: estande do Instituto Marlin Azul, na Feira do Audiovisual Capixaba, na Fábrica de Ideias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.