Publicada em 12/11/2009, às 18h08 | Atualizada em 12/11/2009, às 18h53
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Anderson Cacilhas
Com a colaboração de Rafael Reis
Feira do Verde abre espaço para Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente

Vinte e quatro "delegados infantis" de diversos municípios capixabas participaram, na tarde desta quinta-feira (12), do Encontro dos Delegados da Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente, ocorrido no auditório Jucu, da Feira do Verde. Eles se juntaram a uma plateia de, aproximadamente, cem pessoas.
O encontro com os delegados da conferência, que já está em sua terceira edição, contou também com a participação da facilitadora do Ministério da Educação para a Educação Ambiental, Camila Bianchi.
Durante a palestra, a facilitadora contou aos adolescentes a grande surpresa do dia. Revelou quais os novos 24 escolhidos para integrarem o grupo de delegados capixaba, chamado também de Coletivos Jovens.
"Agora todos vocês integram o projeto Coletivos Jovens do Espírito Santo", disse Camila, levando a plateia a uma sonora comemoração, ficando, todos, muito emocionados e encantados pela noticia. Com muita alegria, música, e agitação, a facilitadora realizou dinâmicas em grupos, trabalhos e outras atividades, onde todos mostraram disposição e atitude na realização das tarefas expostas durante a conferência.
A coordenadora de ações ambientais da Secretaria de Estado da Educação, Ana Beatriz, afirmou que o encontro serviu para avaliar os trabalhos desenvolvidos por cada jovem e, também, para planejar as próximas ações do grupo. No início evento, os participantes assistiram a um vídeo que retrata as maravilhas do Rio de Santa Maria da Vitoria.
A última etapa da Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente aconteceu em abril deste ano, na capital federal, de onde os jovens retornaram trazendo com eles vários modelos de ações para serem aplicados nas escolas do Espírito Santo. O primeiro país a sediar essa conferência foi o Brasil, quando quase 700 pessoas se reuniram para debater sobre questões ambientais, entre elas os primeiros 24 jovens delegados representando o Espírito Santo.