Publicada em 22/05/2014, às 15h55

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM

Fios de arame e aço viram arte em exposição no Museu do Pescador


Divulgação Semc
Exposição Museu do Pescador
Artista utilizou fios de arame de ferro para montar a exposição “Peixes e Ogivas”

O artista plástico Flávio Pimentel abre nesta quinta-feira (22), às 19 horas, no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, a exposição “Peixes e Ogivas”.

Nessa mostra, ele apresenta um trabalho escultural em que, para dar forma às imagens (desenhos tridimensionais), utiliza fios de arame de ferro e de aço inoxidável. A exposição é aberta ao público, podendo ser visitada até o dia 22 de junho, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados e domingos, das 12 às 16 horas.

Flávio Pimentel disse que, a partir da escultura que avança pela rua, pretende, de forma especial, atrair a atenção das crianças da comunidade local para que elas conheçam o seu trabalho e visitem o museu. "'Peixes e Ogivas' tem relação com o Museu do Pescador e com as atividades pesqueiras tradicionais dos moradores da Ilha das Caieiras. Quanto às ogivas, elas são a comunicação de algo que aponta na direção do espectador", disse.

Arame

Divulgação Semc
Exposição Museu do Pescador
Desenho em forma de gafanhoto é uma das atrações da exposição

"O arame amarra e reúne outros materiais: madeira, vidro e outras sucatas. Tudo isso serviu para configurar seres da natureza em formas irreconhecíveis ou recipientes da fauna e flora. Os materiais  geralmente emprestam volume e superfície aos vazios propostos pela linha do arame. O que inquieta ou atrai neste momento é a desfiguração do trabalho, é a busca por novas formas, por vezes elementares, que vão surgindo na imaginação", explica Flávio Pimentel.

O Museu do Pescador é um espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura. A produção da mostra é do Núcleo de Produção Cultural Boca de Forno – Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço

Exposição “Peixes e ogivas” de esculturas (desenhos tridimensionais) em arames

Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras – Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador) – rua Felicidade Correia dos Santos s/n – Ilha das Caieiras

Quando: abertura nesta quinta-feira (22), às 19 horas.

Visitação: de 23 de maio a 22 de junho. Terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados e domingos, das 12 às 16 horas.

Agendamento de visitas guiadas: produtorabocadeforno@gmail.com

Entrada gratuita

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)