Publicada em 04/06/2021, às 10h30
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Formação na rede municipal de ensino trata de práticas antirracistas
A luta contra o racismo depende da mudança de práticas e comportamentos de todos os setores da sociedade. E a escola também é fundamental nesse processo de igualdade.
Por isso, a rede municipal de ensino de Vitória, através das Comissões de Estudos Afro-Brasileiros e de Educação das Relações Étnico - Raciais (Ceafro/Cerer), promove, a partir deste mês, a segunda edição dos minicursos “Práticas Antirracistas na Educação”, que vão acontecer de forma virtual, por meio da plataforma AprendeVix.
São formações para os profissionais da Educação em quatro áreas, com carga horária de 5 horas cada, que irão abordar diferentes temáticas, como "A literatura como potencial na desconstrução do racismo" e "Práticas antirracistas com o uso das tecnologias digitais", entre outras.
Avaliação positiva
A primeira edição dos minicursos foi realizada em abril e maio deste ano. Considerando a avaliação positiva e a demanda recebida, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) optou por promover os minicursos numa segunda edição, mantendo formato e temáticas.
Metodologia
As atividades serão realizadas na plataforma AprendeVix, com um encontro síncrono para cada temática e atividades assíncronas na área "Classroom". Os minicursos acontecem nos dias 16, 23 e 30 de junho e no dia 7 de julho.
O objetivo é, ainda, ampliar as possibilidades de interação entre crianças, estudantes e educadores, enriquecendo os processos de criação para a educação das relações étnico-raciais.