Publicada em 24/11/2016, às 13h14

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Fórum destaca eficácia de tratamentos fitoterápicos para a qualidade de vida


Paula Bourguignon
Fórum de Práticas Integrativas
Profissionais de saúde participaram do Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, no auditório da Etsus
Paula Bourguignon
Fórum de Práticas Integrativas
Henriqueta Sacramento destacou que as práticas integrativas reduzem o consumo de medicamentos sintéticos e favorecem o equilíbrio do organismo

Acupuntura, homeopatia, musicoterapia, arteterapia, fitoterapia e ioga estão entre as práticas ofertadas pela rede municipal que visam à melhoria da saúde da população. Para reforçar a eficácia desses métodos, está sendo realizado o IV Fórum Municipal das Práticas Integrativas e Complementares (Pics), no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória). A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), e a programação vai até esta sexta (25). 

"A principal importância do evento é divulgar o que está sendo feito na rede municipal e o que pode ser melhorado. Estimulamos os pacientes a fazer caminhada, ioga e meditação. As práticas podem fortalecer o cuidado com o equilíbrio do organismo e a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, asmas e resfriado", afirmou a coordenadora do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Vitória, a médica homeopata Henriqueta do Sacramento.

Enfermeiro da Unidade de Saúde (US) Consolação, Maykel Marques Fejoli destacou que as práticas são fundamentais para as pessoas que buscam mais qualidade de vida. "As práticas integrativas podem contribuir para a redução do uso de medicamentos. Algumas mudanças podem melhorar a qualidade de vida do profissional de saúde e do usuário, como caminhada, meditação e fitoterapia".

A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a importância desse evento para a promoção da saúde. "A Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares tem que ser tratada com prioridade como modelo de promoção de saúde. Temos que tratar a saúde do outro com cuidado e prevenção e apresentar novas alternativas e atividades que promovam qualidade de vida para os usuários do nosso serviço".

Prevenção

"A população tem buscado conhecer as práticas integrativas e alternativas de tratamento mais naturais. Sabemos quão amplas são essas práticas e quantas possibilidade podemos buscar, como alimentação orgânica, jardins medicinais e atividades físicas", disse a gerente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Solange da Costa Debortoli Neves.

Onde buscar

Por ano, cerca de 28 mil pacientes são atendidos com medicamentos fitoterápicos. As unidades de saúde já oferecem tratamentos fitoterápicos com prescrição de medicamentos das suas farmácias. Além disso, as práticas integrativas e complementares são aplicadas no Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória), como homeopatia e acupuntura, e em alguns módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Veja relação abaixo:

  • Ioga: no Horto de Maruípe; no módulo do SOE I da Praia de Camburi; no Parque Moscoso; no Parque Pedra da Cebola, no módulo do SOE de Maria Ortiz e em Bairro de Lourdes;
  • Grupos de dança circular e treinamento perfumado: no Parque Moscoso;
  • Acupuntura e homeopatia: Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória)
  • Hortas comunitárias: na Igreja Católica de São Pedro Apóstolo, Igreja Bom Pastor (Bairro do Quadro), e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi. No próximo domingo (27), o Parque Pedra da Cebola também ganhará uma horta comunitária;
  • Jardins terapêuticos: Conquista, Bairro da Penha, São Cristóvão, Andorinhas, Consolação, Fonte Grande, Bairro República, Alagoano, Forte São João e US Vitória;
  • Fitoterapia: todas as unidades de saúde;
  • Do-in: na US Vitória.
  • Musicoterapia e arteterapia: nos Centros de Atenção Psicossocial.
Paula Bourguignon
Fórum de Práticas Integrativas
Secretária Daysi Koehler Behning disse que as práticas integrativas contribuem para a promoção da saúde
Paula Bourguignon
Fórum de Práticas Integrativas
Maykel Marques Fejoli destacou que os métodos são fundamentais para as pessoas que buscam mais qualidade de vida
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)