Publicada em 10/09/2014, às 10h44
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Jaldecy Pereira
Gestão compartilhada recebe prêmio em governança pública na Colômbia

A Prefeitura de Vitória está entre os 45 homenageados que receberão o "Diploma de Honra ao Mérito Empresarial – Personalidade do Biênio", durante solenidade no hotel Sofitel Santa Clara, em Cartagena das Índias, na Colômbia, de 17 a 21 de setembro. O prefeito Luciano Rezende representará a cidade e receberá o diploma por "Excelência em Governança Pública – Foco em qualidade de vida da municipalidade".
O evento, denominado Latin American Sales Personality Award (LASPA) e que acontece a cada dois anos, é promovido pela Global Council of Sales Marketing (GCSM), uma entidade de caráter institucional que tem a responsabilidade de pesquisar, avaliar e sugerir os nomes das empresas, instituições e empresários qualificados para concorrer a vários prêmios internacionais.
Vitória se tornou destaque e foi escolhida pelos membros da entidade após o prefeito proferir palestra no dia 7 de fevereiro deste ano, em Higienópolis (SP), no fórum "Conversando com quem faz a diferença", promovido pela GCSM.
O prefeito foi convidado para falar do tema "Vitória Alfabetizada, uma ação muito especial”. O alvo desse programa são moradores da capital que não sabem ler e escrever. Sua meta é erradicar o analfabetismo adulto na cidade.
Na palestra, Luciano Rezende também falou sobre "Gestão Compartilhada", um modelo de governo em rede, horizontal, onde cada morador é convidado a ser prefeito e prefeita com participação ativa nas decisões e escolhas das ações da Prefeitura que permitem solucionar problemas reais das comunidades.
O prefeito também abordou os programas Onde Anda Você? e Botão do Pânico. O primeiro visa acolher e encaminhar para tratamento moradores em situação de rua e usuários de crack e o segundo, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJES), visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica.
Viagem
As despesas da viagem do prefeito serão todas custeadas pela organização do evento, segundo a qual também está prevista uma visita à Prefeitura de Cartagena. Luciano informou que vai levar vários projetos e ações da administração municipal que podem ser interessantes para possíveis parcerias e trocas de experiências entre Vitória e a cidade colombiana, além de estreitar as relações para produtos e serviços da Colômbia para a capital capixaba em nível de oportunidades de novos negócios e eventos.
Escolha
"O processo de escolha do LASPA 2014 finalizou no dia 10 de agosto, data em que o Comitê do Júri selecionou os escolhidos. Para nós, é uma honra poder contar com a presença de tantas personalidades do mundo corporativo, entre elas a pessoa do prefeito Luciano Rezende, que nos ensinou muito com seu modelo de gestão compartilhada implantado por ele na cidade de Vitória. Esse evento solidificará o LASPA como um dos prêmios mais relevantes da América Latina", afirma Agostinho Turbian, presidente do GCSM.

"A gestão compartilhada já recebeu uma atenção especial no Fórum de Líderes Empresariais, no Marrocos, em 2013. Depois, outra vez quando visitamos a Organização das Nações Unidas (ONU), no final daquele ano, onde também apresentamos esses programas. Outra vez, após ter feito uma palestra em São Paulo, a convite da GCSM", lembrou o prefeito.
Ele destacou a honra que é poder levar ferramentas da gestão como referência para um encontro internacional. "Agora, fomos convidados para, em Cartagena, na Colômbia, receber a premiação de gestão em governança pública da América Latina. É uma honra muito grande porque esse modelo de gestão horizontal, convidando os moradores para serem prefeitos o tempo todo conosco, através do Gabinete Itinerante, Gabinete Online e várias ferramentas de interação, é o instrumento que tem nos permitido governar a cidade de Vitória e vencer os desafios com a participação popular, numa forma de relação aberta, transparente e com diálogo, que é justamente o que se espera de um governo atualmente".
Saiba mais
O GCSM é uma entidade que foi criada e idealizada por um grupo de empresários brasileiros com o propósito especial de ampliar o escopo e dar reconhecimento nacional e internacional às melhores práticas de negócios, governanças sustentáveis, éticas e vitais para o desenvolvimento econômico, social e de mercado.
Em 2012, o GCSM lançou o prêmio Latin American Sales Personality Award (LASPA). Por ser um prêmio regional, o GCSM procura sediar o LASPA em países da região ou que têm foco na América Latina e que possam oferecer um conjunto de serviços, de hotelaria e de oportunidades empresariais e de negócios aos participantes.
"O objetivo do LASPA é promover a integração do mercado latinoamericano. A sua relevância maior concentra-se no estímulo à maximização de mercados. Em 2016, o evento deverá ser sediado no Chile", afirma Agostinho Turbian, presidente do GCSM.