Publicada em 10/11/2015, às 15h03 | Atualizada em 10/11/2015, às 15h03
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Grande São Pedro recebe oficina para implantação de jardim terapêutico

A utilização das plantas medicinais tem eficácia comprovada em forma de chás, uso dermatológico e outros métodos. Elas compõem uma realidade na rede municipal de saúde, por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), que oferecem tratamentos como acupuntura, fitorerapia, homeopatia, musicoterapia, arteterapia e ioga.
Com o objetivo de trabalhar, de forma terapêutica e educativa, o uso das plantas medicinais em variados tratamentos, será realizada a oficina "Projeto Hortas Comunitárias" na região de São Pedro, nesta quinta-feira (12), às 9 horas, na Unidade de Saúde (US) Conquista. A ação será destinada a profissionais de saúde, gestores e usuários.
Além da construção do projeto na região, a atividade visa criar o Fórum Regional de Práticas Integrativas e Complementares da Grande São Pedro e planejar as ações para 2016.
Na ocasião, os servidores da US Ilha das Caieiras falarão sobre a experiência do jardim terapêutico implantado na unidade. Os membros do Conselho Paroquial da Igreja São Pedro Apóstolo também irão relatar as experiências do projeto.
O projeto Hortas Comunitárias integra o programa Horta Urbana, gerenciado pela médica homeopata da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Henriqueta Sacramento.
Matéria relacionada
Jardins terapêuticos ajudam tratamento de pacientes nas unidades de saúde