Publicada em 15/10/2013, às 13h46
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Bartolomeu Freitas
História indígena do espetáculo "Recusa" empolga público no Theatro Carlos Gomes


A plateia lotou o Theatro Carlos Gomes, no Centro, para assistir à peça "Recusa", encenada pela Companhia Balagan (SP), na noite desta segunda-feira (14), segundo dia do 9º Festival Nacional de Teatro. O local também recebeu a solenidade de entrega de troféu (réplica do Theatro Carlos Gomes, de autoria do artista Camisão) aos homenageados nesta edição do evento: o jornalista, ator e diretor teatral Luiz Tadeu Teixeira e ex-funcionária do Theatro Carlos Gomes Silvia Maria Garcia Ramos (in memorian). Vídeos com relatos das trajetórias profissionais deles marcaram o ato de homenagem.
A performance dos atores Antônio Salvador e Eduardo Okamoto, vivendo os papéis de dois índios Piripkura, dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, surpreendeu. "Gostei. Aliás, o Festival Cidade de Vitória sempre oferece grandes espetáculos e nos permite ter acesso a ótimas produções locais e também a uma mostra do que está acontecendo no teatro brasileiro", disse Jaldecir Ribeiro, na saída do Carlos Gomes.
O público também prestigiou as apresentações "Tempos de Areia", do grupo Repertório de Artes Cênicas (ES), no Teatro Universitário (Ufes); "M’Borayu", do grupo Circo Teatro Capixaba – Caparaó (ES), e "Cru", da Cia. Plágio de Teatro (DF), no Teatro do Sesi. A apresentação da peça de teatro de rua "O Auto do Tatu", da Cia Folgazões Artes Cênicas (ES), acabou sendo transferida, por conta da chuva, para esta quarta-feira (16), ao meio-dia, na praça Costa Pereira.
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória prossegue até a próxima segunda-feira (21), com apresentações de peças teatrais, oficinas e outras atividades, todas gratuitas. Os ingressos para os espetáculos do dia podem ser retirados sempre a partir das 13 horas nas bilheterias dos teatros. Cada pessoa terá direito a um ingresso.Veja a programação.
O festival tem a parceria cultural da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e Governo do Estado. A realização é da Associação Circense Anjos do Picadeiro e a produção, da Ratimbum. "O público tem comparecido, está gostando das peças, e a tendência é crescer ainda mais nos próximos espetáculos", disse a diretora do festival, Elenice Moreira
Espetáculos desta terça-feira (15)
Peça: Júlia
Grupo: Cirquinho do Revirado (SC)
Hora: 12 horas
Classificação: 12 anos
Local: Praça Costa Pereira
Peça: Os homens de Barro
Grupo: Os Tião (ES)
Hora: 19 horas
Duração: 60 min
Classificação: 12 anos
Local: Theatro Carlos Gomes
Peça: As Estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo
Grupo: Cia Provisório-Definitivo (SP)
Hora: 19 e 21 horas
Duração: 60 min
Classificação: 14 anos
Local: Teatro José Carlos C. Oliveira (Carmélia)
Peça: R&J de Shakespeare
Grupo: Cia Juventude Interrompida (RJ)
Hora: 21 horas
Duração: 110 min
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Universitário - Ufes