Publicada em 27/09/2011, às 18h00 | Atualizada em 27/09/2011, às 18h56

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti

Inscrições abertas para VI Seminário de Convivência Familiar e Comunitária


Samira Gasparini
Programa de Atenção à Crianças realizado no Centro de Referência Integral à Família - CRAS
O seminário é o espaço para discussão de ações de proteção à criança e ao adolescente, como acolhimento familiar e abrigos.

Estão abertas as inscrições para VI Seminário de Convivência Familiar e Comunitária de Vitória, que será realizado no dia 19 de outubro (quarta-feira), no auditório Zemar Moreira de Lima, da Prefeitura Municipal de Vitória.

O seminário ocorre em comemoração ao aniversário de cinco anos do Programa Família Acolhedora e será o espaço para discussão de ações de proteção à criança e ao adolescente, como acolhimento familiar e abrigos.

As inscrições são gratuitas. Para participar, basta enviar nome completo, telefone, e-mail, cargo e instituição a que pertence para o endereço seminariodeconvivenciaeira$4h064+pref.gmail.com .

Temática

Com o tema "(Re)significando o papel da Rede no fortalecimento da família frente a violação de direitos", o seminário é aberto para a participação de profissionais da área, estudantes e representantes de entidades.

A criminalização da pobreza e a política de proteção social especial de alta complexidade serão temas da conferência de abertura, que terá como palestrante a professora da Universidade Federal Fluminense Maria Lívia do Nascimento.

A programação conta também com a participação da Presidente fundadora da Associação Lua Nova, Raquel Barros. Ela vai participar da mesa redonda "Família, violação de direitos e drogadição no município de Vitória: (re)pensando ações de enfrentamento à questão na política de proteção social especial".

Informações

Programa Família Acolhedora

Telefone: (27) 3382-6160


Programação

8h - Credenciamento

9h - Solenidade e Mesa de Abertura

9h40 - Conferência de Abertura - Criminalização da pobreza, moralização das famílias e os rebatimentos na política de proteção social especial de alta complexidade: desafios para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Palestrante: Maria Lívia do Nascimento - Psicóloga, Pós-doutora em Psicologia Social pela Universite de Paris VIII, Professora da Universidade Federal Fluminense.

11h - Debate

11h30 - Intervalo

13h - Mesa redonda - Família, violação de direitos e drogadição no município de Vitória: (re)pensando ações de enfrentamento à questão na política de proteção social especial. Participantes: Gustavo Souza - Psicólogo, Coordenador técnico do Projeto Viva Vida da Fundação Fé e Alegria; Raquel Barros - Psicóloga, Presidente fundadora da Associação Lua Nova; e representante do Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos de Vitória.

14h30 - Debate

15h - Palestra - O Acolhimento Familiar como modalidade de garantia à convivência familiar e comunitária: perspectivas e desafio. Palestrantes: Telma Maranho - Assistente Social, Diretora do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social; e Rachel Batista - Assistente Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense.

16h - Debate

16h30 - Avaliação e Encerramento

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)