Publicada em 07/08/2023, às 17h45 | Atualizada em 08/08/2023, às 11h18

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Jemvi: partidas disputadas e muita animação nas finais de Handebol


Carlos Antolini
Final de Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares
Final do Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares de Vitória (Jemvi). (ampliar)

A semana começou a todo vapor na 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi). Na manhã desta segunda-feira (07), foram realizadas as finais de Handebol, no ginásio do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão.  

Na categoria feminino mirim, uma disputa acirrada e cheia de emoção foi protagonizada pelas equipes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi, e da Emef Heloisa Abreu Judice de Mattos, de Inhaguetá. Quem levou a melhor foram as meninas da Emef de Inhaguetá, vencendo por um placar apertado de 2 a 1.  

Já na categoria feminino infantil, a equipe da Emef Eber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, venceu por 2 a 0 a equipe da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, que novamente ficou com a medalha de prata, após uma intensa exibição das duas equipes, com direito a grande torcida na arquibancada.  

Carlos Antolini
Final de Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares
Final do Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares de Vitória (Jemvi). (ampliar)

"Foi muito bom nós termos vencido! A gente treinou muito e chegamos cheias de expectativa, se conseguiríamos ser campeãs. É um esporte que eu comecei a praticar há pouco tempo, mas que me identifiquei muito. Enfim, estou muito feliz e realizada, adorei conhecer pessoas novas no Jemvi e também me aproximar das colegas de time, fazendo novas amizades", celebrou a estudante Mariah Roriz, do 9º ano da Emef Eber Louzada Zippinotti. 

A partida mais emocionante e cheia de reviravoltas foi na categoria masculino mirim, em que os meninos da Emef Heloisa Abreu Judice de Mattos empataram em 6 a 6 com a equipe da Emef Alvimar Silva. Após passar a maior parte do jogo atrás no placar, a equipe conseguiu o empate no último lance do jogo, levando para a disputa em tiros de 7 metros, em que se sagrou vencedora. 

"Eu nem acredito que conseguimos buscar esse resultado, e ainda saímos vencedores na disputa final. Foi um jogo incrível. Uma equipe muito forte, que vinha de título do Jemvi no ano passado e fizeram um jogo duríssimo. Mas não desistimos e conseguimos a vitória!", destacou o estudante Davi Batista, do 7º ano. 

Por fim, mais uma disputa emocionante marcou o encerramento das finais da modalidade, com a Emef Álvaro de Castro Mattos, de Jardim da Penha, vencendo por 5 a 3 a Emef Orlandina D'Almeida Lucas, do bairro São Cristóvão. Vale ressaltar que durante os intervalos dos jogos e também no encerramento, a banda marcial da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, animou a arquibancada e as equipes com música e muita animação.  

Carlos Antolini
Final de Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares
Final do Handebol da 51ª Edição dos Jogos Escolares de Vitória (Jemvi). (ampliar)

Educação e esporte 

Quem fez questão de participar da cerimônia de entrega das medalhas para as equipes foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner, e o secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi. Eles agradeceram a todos pela dedicação e empenho nos jogos, e parabenizaram também os professores e equipe organizadora.  

"Que festa linda! Parabéns a todos vocês que deram esse show hoje. Nós acreditamos que a educação se faz de mão dadas com muita gente, e uma delas é o esporte. Agradeço ao secretário Rodrigo que nos apoiou disponibilizando o espaço, a equipe da Seme que ajuda a realizar o Jemvi e especialmente aos professores, que toparam montar os times e ressignificar o que a gente pensa da educação física. Ela é um espaço colaborativo e queremos que toda escola tenha espaço e oportunidades para a formação de futuros atletas de diferentes modalidades", disse a secretária. 

"Gostaria de parabenizar a secretária Juliana, que está se dedicando em reviver e trazer novamente a educação mais próxima ao esporte. O esporte é vida! E se conecta com a educação, com a cultura, com o turismo, e por isso é essencial ter um farol aberto para isso. Tem muita novidade vindo pra vocês nas escolas, do esporte pelos braços da educação. Esse espaço é da cidade de vitória e pensado também para os alunos da rede municipal. Parabéns a todos que participaram, parabéns aos vencedores e aos que não venceram hoje, mas que também levam a grande conquista que é a medalha de prata", disse o secretário de Esportes.  

Jemvi: finais do handebol no Tancredão
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)