Publicada em 12/03/2018, às 14h57 | Atualizada em 12/03/2018, às 15h10
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Linha Verde: campanha de educação para motoristas em Camburi


Já está em vigor a Linha Verde na avenida Dante Michelini. A partir de hoje (12), a faixa da direita da via está destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.
A faixa funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), numa extensão de 3,8 quilômetros.
No último domingo (11), técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), a equipe do Papo da Cidade e agentes de trânsito da Guarda Municipal fizeram um trabalho educativo em Camburi. A ação de conscientização ocorrerá por 30 dias. No total, foram abordadas 250 pessoas. Enquanto os pais recebiam orientações dos servidores, as crianças tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras sobre comportamento no trânsito.
O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, destacou que o funcionamento da Linha Verde foi aprovado neste primeiro dia. "Não tivemos nenhuma ocorrência. A faixa exclusiva funcionou muito bem para o transporte coletivo, que é nosso objetivo principal", contou.
Ele completou: "A intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Nas primeiras semanas, vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual', frisou o secretário.
Câmeras
A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

