Publicada em 12/08/2014, às 18h11
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM
Livro de poesias "Mar Sumidouro" é lançado com apoio da Lei Rubem Braga

O escritor Fábio Daflon lança nesta terça-feira (12), a partir das 18 horas, no Hortomercado, o livro de poesias "Mar Sumidouro". Esse, que é o sexto livro do autor, é uma obra contemplada pelo edital de incentivo à produção cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Lei Rubem Braga.
"Mar Sumidouro" reúne 88 poemas, muitos dos quais fazem referências ao mar. Fábio Daflon, que é médico pediatra, tem uma forte relação com o mar. Ele é oficial da Reserva da Marinha, tendo servido por 23 anos como médico, aposentando-se como capitão de mar e guerra. Ele ainda exerce a função de médico pediatra pelo Ministério da Saúde.
"Vivi a vida dos homens do mar, tive uma experiência naval de 204,5 dias de mar, e mar é poesia, muita poesia e aventura, e ele me inspira muito", justificou Daflon, referindo-se ao tema recorrente em seus poemas.
O título do livro faz referência ao "Sumidouro", trecho em que o rio Paquequer desaparece no chão na cidade de Sumidouro (RJ) para ressurgir mais adiante, próximo à cidade de Além Paraíba (MG).
Ainda segundo o autor, "Mar Sumidouro" é um livro mais maduro, referindo-se às obras anteriores, como “Mar Ignóbil (poemas 2010), “Estrela Miúda” (romance – 2011) e “Vento Passado - memórias do recruta 271”, em co-autoria com seu pai, Alberto Daflon, sobre lembranças da Segunda Guerra. Segundo o autor, o curso de Especialização em Estudos Literários, que ele fez na Ufes, também contribuiu para a apuração da sua técnica.
Trecho
“Sem alterar a voz/silencio o corpo,/a língua vai à foz;/voz só encorpo/ ao escrever poesia/ porque ontem soube,/agora sem ânsia/que a vida coube/no tempo de um dia".