Publicada em 14/03/2023, às 12h55
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais de 250 estudantes participam de curso preparatório na Emef Padre Anchieta
Com o objetivo de preparar os estudantes do Ensino Fundamental que desejam ingressar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e também ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, que fica em Ilha de Santa Maria, fez o lançamento inédito de um curso preparatório. Em uma parceria com o cursinho popular Atitude, a escola formou nove turmas com 28 estudantes cada, que terão aulas todo sábado.
"É o início da concretização de um sonho, tendo em vista que no ano anterior muitos dos nossos estudantes manifestaram o desejo de ingressar no Ifes, porém suas famílias não tinham condições de investir num cursinho preparatório. Pensando nisso, entramos em contato com uma representante da comunidade, que ao ouvir meu sonho de poder ofertar essa oportunidade para os nossos estudantes, iniciou o diálogo com o coordenador do cursinho", contou a diretora da unidade de ensino Suelen Biazi.
São 252 estudantes que terão aulas preparatórias gratuitas no espaço físico da escola, sendo que alguns deles estão matriculados na própria unidade de ensino, ou egressos do ensino fundamental. Além disso, as turmas contam com estudantes de várias comunidades, das escolas Suzete Cuendet, em Maruípe; Adilson da Silva Castro, do bairro Monte Belo; Edna de Mattos Siqueira Gaudio, de Jesus de Nazareth; Maria Leonor Pereira da Silva, que fica em Santa Lúcia; Alberto de Almeida, de Santo Antônio, e da escola em Tempo Integral Professora Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro.
Turmas empolgadas
Para os estudantes, fica a empolgação pelo início do curso e a expectativa para aproveitar ao máximo o aprendizado e ter um bom desempenho nas provas do Ifes e do Enem, que acontecem no final do ano. As vagas foram rapidamente preenchidas e, apesar de vir de diferentes comunidades, todos estão reunidos em um único objetivo: aproveitar ao máximo a oportunidade de potencializar os estudos em um curso preparatório gratuito.
"Essa experiência está sendo nova para mim, mas mesmo assim foi muito bom, principalmente para nós estudantes de uma escola municipal de Vitória. É uma oportunidade gigante para o melhor do nosso futuro, temos que agradecer a todos por termos uma chance maravilhosa de estar fazendo parte disso. Espero que isso contribua para todos os meus colegas da Emef Padre Anchieta", disse o estudante Guilherme Corsino, do 8º ano.
"Tenho certeza de que as aulas do cursinho irão me ajudar bastante. Com a ajuda deles, poderei programar meu futuro sem preocupação. Sei que terei um futuro brilhante por meio dessa parceria que me trará grandes oportunidades", ressaltou a estudante Lais dos Anjos, do 9° ano.
Já a estudante Isabella Neves concluiu o ensino fundamental no ano passado e não obteve a pontuação necessária na prova de ingresso no Ifes. Agora, está animada com a oportunidade de refazer o exame, desta vez com o apoio das aulas do cursinho.
"No ano passado, eu queria muito entrar no Ifes e minha mãe disse que no momento não dava pra pagar um cursinho. Fiquei perdida, tentei estudar sozinha, fiz a prova e não passei. Esse ano conheci o cursinho, então decidi tentar mais uma vez, e como ele é gratuito se tornou uma oportunidade enorme. Achei ótimo a diretora firmar essa parceria com o cursinho Atitude e trazer isso pra escola, assim os estudantes têm mais oportunidades e sabem por onde começar também. O cursinho me deu esperança e me ajudou a não desistir de conquistar os meus sonhos", destacou a estudante.