Publicada em 25/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 25/04/2025, às 12h24
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de André Pietralonga
Mais lazer e esporte na capital: novo campo do Santa Cruz, em Santa Lúcia, é entregue
A comunidade de Santa Lúcia ganhou um novo campo para chamar de seu. Na noite desta quinta-feira (24), o novo campo de grama sintética do Santa Cruz, localizado na Rua João Ricardo Herman Schorling, foi entregue. As obras incluíram melhorias em toda a estrutura do campo e do seu entorno.
Atendendo aos anseios das lideranças comunitárias e mantendo um diálogo constante com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) os usuários do campo, a equipe da Central de Serviços realizou uma ampla reforma e reestruturação, que inclui mais iluminação, novas redes de drenagem e alambrados, entre outras melhorias.
Dentre as principais ações realizadas, com padrão de energia em conformidade com especificações técnicas da empresa concessionária de energia, a Iluminação conta com lâmpadas de led em 6 postes instalados estrategicamente com 3 refletores de 400wtaz cada, totalizando 18 refletores. O sistema de drenagem é realizado nas duas extremidades do campo para evitar acúmulo de água e consequentemente maior durabilidade do campo.
O novo campo, com dimensões de 49,00 metros por 29,00 metros, totalizando 1.421,00 metros quadrados, está integrado a um terreno de 6.623 metros quadrados. Durante a cerimônia de entrega, a Prefeitura de Vitória assinou, junto à SPU, o termo de concessão do espaço.
Ao lado de secretários, vereadores, lideranças comunitárias e usuários do campo, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, marcou presença na entrega e ressaltou a importância do campo, reafirmando seu compromisso de continuar trabalhando pela cidade.
"Hoje celebramos a vitória do diálogo e da união. Por muito tempo, perdemos oportunidades por conflitos desnecessários, mas agora mostramos que é possível transformar a cidade com escuta, respeito e parceria. Este campo, que já foi cenário de abandono, volta a ser espaço de esporte, convivência e esperança para todos. Pedimos desculpas pelo tempo perdido, mas seguimos com a certeza de que a nova história começa agora, beneficiando toda a comunidade", pontuou Pazolini.
"É gratificante ver uma grande área como essa sendo aproveitada pela comunidade. E não poderia ter outro destino senão ser para o bem da comunidade. Parabéns a todos do Santa Cruz. Tenho certeza de que coisas ainda melhores virão para este local", disse Fhilipe Pupo, superintendente regional do Patrimônio da União do Espírito Santo.
"O campo do Santa Cruz carrega uma história que vem desde 1928, construída com esforço da minha família e da comunidade. Foram 11 anos de luta para recuperar essa área, que foi perdida por má gestão no passado. Agradeço a todos que caminharam junto nessa batalha, vereadores, lideranças e representantes públicos, por devolverem esse espaço ao povo. Hoje, celebramos uma vitória que honra o passado e projeta um futuro melhor para todos", disse Maxwell Cruz, presidente da associação de moradores do bairro Santa Lúcia e do time Santa Cruz.
A obra faz parte dos investimentos contínuos realizados pela gestão municipal de Vitória na melhoria da infraestrutura dos espaços esportivos da cidade. A Central de Serviços, em conformidade com a padronização orientada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), coordenou a execução das ações, que abrangem todas as nove regiões administrativas da capital, e tudo isso tem impacto direto na prática esportiva em toda a cidade.
"Hoje é um dia de gratidão e conquista coletiva. Depois de tanto esforço, diálogo e parceria entre a comunidade, entregamos um campo de padrão elevado, que antes era um espaço abandonado. Agora, ele volta a ser motivo de orgulho e alegria para as famílias. Essa é a prova de que, quando todos trabalham juntos pelo bem comum, os resultados aparecem" ressaltou Leonardo Amorim, secretário da Central de Serviços.
Diversão, esporte e lazer
A entrega do campo foi muito comemorada pelas crianças. Em clima festivo, elas puderam desfrutar de pula-pula, pipoca, algodão doce e picolé. Além disso, com ritmo, diferentes gêneros musicais e muita alegria, a Banda da Guarda foi responsável por levar a música para abrilhantar a noite.
"O que esta gestão promove na cidade vai muito além das obras, ela promove a ocupação, e quando há ocupação, há uma cidade mais feliz, justa e humana. A comunidade esportiva agradece", pontuou Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes e Lazer de Vitória.
Melhorias
- Instalação de nova grama sintética;
- Troca de toda tela do alambrado;
- Construção de banco de reservas com telhas termo acústicas;
- Reforma dos tubos do alambrado;
- Extensão da altura do alambrado;
- Instalação de rede de segurança;
- Traves e redes novas;
- Reforma e pintura das arquibancadas externas;
- Iluminação com lâmpadas de led em 6 postes com 3 refletores de 400w