Publicada em 09/08/2023, às 17h15 | Atualizada em 09/08/2023, às 17h16

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Massinha de modelar e circuito elétrico: atividade lúdica cativa estudantes


Foto Divulgação
Massinha de modelar e circuito elétrico: atividade lúdica cativa estudantes
Atividades com massinha de modelar e circuito elétrico na Emef TI Izaura Marques da Silva. (ampliar)
Foto Divulgação
Massinha de modelar e circuito elétrico: atividade lúdica cativa estudantes
Atividades com massinha de modelar e circuito elétrico na Emef TI Izaura Marques da Silva. (ampliar)

Já pensou em utilizar massinha de modelar para fazer um circuito elétrico? No "espaço maker" da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, isso é possível. Estudantes do 1º ao 3º ano vivenciaram essa experiência, por meio da sequência didática "Cultura maker: brincando com massinha de modelar elétrica". 

A proposta foi idealizada pela professora da disciplina Projeto de Vida, Andressa Paula. A educadora elaborou a atividade com o objetivo de unir a brincadeira com massinha à cultura maker, que tem como conceito o "faça você mesmo" e incentiva os estudantes a construírem, consertarem ou criarem seus próprios objetos, promovendo a autonomia e o protagonismo. 

Assim, com massinha de modelar, materiais de robótica que estavam disponíveis na unidade educativa (baterias, cabos e leds) e uma fonte de alimentação providenciada pela professora, as crianças puderam observar o funcionamento de um circuito elétrico: desde a maneira que acontece o contato, até a condução e a interrupção da corrente. 

"Antes de mais nada, o principal objetivo da atividade, é desenvolver a cultura maker na escola. Através dessa atividade, possibilitar a proatividade e autonomia dos estudantes. Dessa forma, a independência faz com que eles saibam lidar com os conflitos de uma forma mais prática. Esse movimento muda o método de ensino, fazendo com que os alunos consigam obter saber investigando, criando e praticando", disse a professora Andressa. 

A atividade possibilitou aos estudantes aprender conteúdos valiosos, como a diferenciação dos sinais de positivo e negativo, correlacionando as cores vermelho e preto respectivamente, além de também desenvolver o senso de colaboração e coletividade através do compartilhamento de objetos na ação de construir e desconstruir objetivos.  

"Na cultura maker, os estudantes colocam em prática o trabalho em equipe, o pensamento crítico, a sustentabilidade, o poder de criação e muitas outras ações", destacou o diretor da unidade de ensino, Ivan Lana. 

Diversão e aprendizado 

A dinâmica foi muito bem recebida pelos estudantes, que aproveitaram para aprender se divertido. "Eu gostei muito que aprendemos sobre eletricidade e também foi muito legal e divertido. E também é uma coisa que dá para refazer em casa com nossos pais", contou Valquiria, do 2º ano. 

"Essa aula foi muito legal, nunca na minha vida tinha visto massinha gerar energia, nunca! Também aprendemos que quanto mais perto do fio ela estiver, mais iluminada ela fica. E também não é qualquer bateria que serve", explicou Raone, do 3º ano. 
 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)