Publicada em 13/05/2022, às 11h40 | Atualizada em 13/05/2022, às 11h54
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Meio Ambiente: Estudantes são orientados sobre poluição dos manguezais
Alunos das turmas do 6º ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes participaram da segunda etapa do projeto "Poluição nos Manguezais de Vitória", desenvolvidas pela equipe dos Centros de Educação Ambiental (CEAs) Mata da Praia e Pedra da Cebola.
Inicialmente, foi relembrada a palestra "Aprendendo Juntos: Coleta Seletiva", realizada no último dia 05. Em um segundo momento, as técnicas de Educação Ambiental Maria Aparecida Drumond, do CEAMata da Praia, e Solange Lins, do CEA Pedra da Cebola, conduziram o jogo Separe os Resíduos e Tempo de Decomposição, no qual os alunos tiveram a oportunidade de separar e descartar adequadamente os resíduos secos e úmidos. Após isso, tiveram de acertar o tempo que alguns materiais levam para se decompor na natureza (fraudas descartáveis, ponta de cigarro, pneu, vidro, entre outros).
Em seguida, Maria Aparecida realizou a palestra "Poluição nos Manguezais de Vitória", com o objetivo de sensibilizar os alunos quanto a importância da preservação dos manguezais de Vitória, uma vez que este ecossistema está presente no cotidiano dos alunos. A palestra expôs a importância cultural, social e econômica do ecossistema para as comunidades vizinhas, já que o manguezal atua como berçário de diversas espécies marinhas, como peixes, crustáceos e camarões, além de fornecer proteção contra tempestades, variação das marés, absorver o gás carbônicos e também ser fonte de alimentação para fauna.
Maria Aparecida relata que a palestra abordou, ainda, a questão dos impactos ambientais sofridos pelos manguezais, tais como: aterro e desmatamento, descarte incorreto de resíduos sólidos e esgoto, a pesca predatória, incêndios, entre outros.

