Publicada em 07/06/2011, às 17h05
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
Museu do Lixo compõe exposição sobre meio ambiente no Ministério da Fazenda

Objetos do Museu do Lixo da Prefeitura de Vitória compõem parte da exposição que marca a passagem da semana do meio ambiente, que a Superintendência do Ministério da Fazenda no Espírito Santo promove até esta quinta-feira (09), no Centro.
Parceiro da Secretaria Municipal de Serviços em relação à coleta seletiva, o Ministério da Fazenda vai realizar, durante esta semana, várias atividades voltadas para o aprimoramento e conscientização quanto à necessidade de preservação do meio ambiente.
Os objetos interessantes descartados pela população vêm sendo guardados como peças para compor o Museu do Lixo desde 1994.
Tudo começou quando funcionários da Usina de Lixo selecionavam, manualmente, o que poderia ser reaproveitado em suas esteiras. Atualmente, como o lixo é compactado e enterrado em aterros sanitários, esta seleção não é mais possível de ser realizada.
As peças são vitrolas, discos de vinil, máquinas de escrever, telefones antigos, ferros de passar roupas a carvão, máquinas fotográficas e tantos outros objetos que, por não terem mais utilidade para seus donos, foram descartados. Eles guardam muitas histórias e servem para retratar a história da sociedade, costumes, cultura e avanços tecnológicos e, por isso, essas peças são coletadas e armazenados pela Semse, esclarece o titular da secretaria, Romário de Castro.
A Prefeitura de Vitória incentiva a doação de peças e visitas ao acervo do Museu do Lixo, situado na sede da Secretaria de Serviços, em Resistência. Contatos para outras informações podem ser feitos pelo telefone 3382-6771.