Publicada em 29/07/2022, às 12h30 | Atualizada em 29/07/2022, às 14h15
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Na semana do Dia do Manguezal, Semmam lança jogos sobre o tema

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, disponibiliza, a partir desta sexta-feira (29), no portal IntErAge Vix, três jogos da memória com ilustrações belíssimas que representam de forma significativa os elementos presentes nos manguezais de Vitória. O lançamento dos três jogos está na esteira das comemorações do Dia Internacional de Conservação dos Manguezais e do Dia Municipal do Manguezal, celebrados em 26 de julho.
Os jogos possibilitam reflexões acerca das diferenças existentes entre as árvores de mangue (flora), conhecimentos sobre os animais (fauna) que são encontrados nos manguezais e também sobre os ofícios das desfiadeiras de siri e dos pescadores. As ilustrações fazem do acervo que compõem a Exposição "Manguezal: Múltiplos Olhares", do artista Rogério Dalmonech, que retratam o ecossistema.

Primeiro portal interativo público de Educação Ambiental do Brasil, no IntErAge Vix é possível navegar" por uma diversidade de conteúdos, vídeos, fotos, atividades e materiais educativos, entre outros, de forma interativa. Quanto aos jogos, ao entrar no Portal, basta clicar no símbolo que indica "Atividades Educativas".
Entregue à população em junho deste ano, o Portal é uma importante ferramenta digital, que busca promover e potencializar o acesso, a participação e a interatividade da população com conteúdo de Educação Ambiental (publicações, jogos interativos e colaborativos, pesquisas, roteiros de atividades educativas, imagens, vídeos, cartografias, documentos legais, entre outros), com o objetivo de fomentar boa qualidade de vida em todos os cantos da cidade.

O Portal possibilita, também, o acesso e interação com os conteúdos implantados no município, visando mobilizar, sensibilizar e informar sobre processos e ações de Educação Ambiental. Os conteúdos se destinam a comunidades escolares, associações de moradores, entidades religiosas, organizações não governamentais, entidades públicas e privadas, entre outros, prioritariamente do município de Vitória.