Publicada em 20/07/2020, às 18h31
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Nova programação para retirada de árvores mortas ou com risco de queda
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza periodicamente o serviço de retirada de árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, com declínio vegetativo ou risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes. O serviço segue novo cronograma e irá atender quatro bairros nesta semana.
A gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, conta que todas as espécies passam primeiramente por uma avaliação de técnicos responsáveis. Serão retiradas as seguintes árvores:
Consolação
Será feito o manejo de um exemplar de grande porte não identificado, com altura superior a oito metros, na Escadaria Irineu Barcelos Machado, no Beco Cosme e Damião, no bairro Consolação. O exemplar, segundo relatório da Defesa Civil, encontra-se com alto risco de queda.
Jardim Camburi
Três exemplares de Aroeira na avenida Norte Sul, no Viveiro de Restinga. Os exemplares estão inclinados para a calçada, atrapalhando a passagem de pedestres. Em substituição, serão plantados três exemplares de Aroeira Salsa.
Santo Antônio
Um exemplar não identificado, de aproximadamente seis metros de altura, na rua Dom Benedito, esquina com a Miguel Pessoa,em Santo Antônio. O exemplar encontra-se seco e com risco de queda.
Praia do Canto
Um exemplar de Samambaia na rua Saul Navarro, 214, na Praia do Canto. O exemplar encontra-se morto, conforme parecer técnico. Em substituição, será plantada uma muda de Angico Cangalha.
Monitoramento
O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município de Vitória (PDA).
Além disso, todas as retiradas se enquadram em diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a lei municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público em Vitória.