Publicada em 22/01/2014, às 15h54 | Atualizada em 13/02/2014, às 23h06

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi

Novos cones da Guarda Municipal têm logo e numeração para evitar furtos


Yuri Barichivich
Cones
Novos cones da Guarda Municipal têm a logomarca da corporação e numeração
Foto Divulgação
Agentes da Guarda Civil Municipal em operação de interdição de rua
Agentes de trânsito utilizam os cones para realizar diferentes tipos de operações nas ruas

O furto de cones e materiais de sinalização é um dos problemas de vandalismo que causam prejuízos aos cofres públicos. Em Vitória, os agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal constatam essa prática ilícita a cada semana. Referindo-se apenas aos cones, são cerca de 20 equipamentos que somem por semana, totalizando um prejuízo de R$ 4,4 mil ao mês, sendo R$ 55 mil em um ano.

Com a demanda crescente de interdições de trânsito em toda a cidade, sobretudo pelas iniciativas de ampliação das Ruas de Lazer e das ciclofaixas temporárias, os furtos obrigaram a Guarda Municipal a adquirir 4 mil cones de sinalização, todos com a logo da corporação e numeração específica.

Somente para as duas Ruas de Lazer de Camburi e a ciclofaixa temporária da Praia do Canto (entre a Praça dos Namorados e Camburi), são utilizados cerca de 300 cones. Já para a ciclofaixa de 15,7 quilômetros que ligará o Tancredão a Camburi, serão necessários mais de 1.800 equipamentos.

O estoque ainda leva em consideração as interdições emergenciais e a perda por conta dos furtos. De acordo com um levantamento interno feito pela Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal (Goft), 10% dos materiais de sinalização utilizados em todos os eventos são furtados por pessoas que se aproveitam da extensão das áreas sinalizadas.

O gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Marcelo Perozini, acredita que a população precisa ter consciência de que os cones são um bem público e o furto pode acarretar em prejuízo aos serviços prestados aos moradores de Vitória. "Não temos certeza de quem são as pessoas que furtam a sinalização nem por qual motivo, mas, antes da aquisição dos novos cones, precisávamos recorrer a empréstimos de outros órgãos e da Polícia Militar. Intervenções importantes, como o desvio feito na Curva do Saldanha após o deslizamento de terra ocorrido em dezembro, só puderam ser feitas com o uso dos cones", ressalta.

Como ajudar

Para reaver parte da sinalização perdida, os agentes contam com a ajuda dos moradores, que podem denunciar o furto por meio do telefone 190, bem como o uso indevido de placas e cones por meio do Fala Vitória 156.

Atualmente, a identificação dos cones da Guarda Civil Municipal é bem simples. Todos eles possuem o brasão da Guarda e a numeração de origem. Os cones também são feitos de um material emborrachado e são altamente flexíveis. Um cone emborrachado que esteja com a superfície raspada já é um indício de furto e a utilização indevida do material deve ser denunciada.

"Por meio de denúncias, já fomos resgatar materiais de sinalização nos lugares mais inusitados, desde estacionamentos particulares, que cobram pelo serviço, até motéis", explica o gerente.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)