Publicada em 24/10/2019, às 07h37
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Núcleo de Violão do Circuito Cultural faz apresentação com clássicos da música

Crianças do Núcleo de Violão do Circuito Cultural de Vitória emocionaram o público durante a apresentação na última terça-feira (22). Sob orientação do instrutor Luís Ranna, os alunos tocaram clássicos da música brasileira e até uma composição própria do grupo.
Dois grupos, formados durante as oficinas, apresentaram-se no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Grande São Pedro. As crianças tocaram oito músicas. Segundo Ranna, as apresentações mesclam performance e ensino coletivo.
“O grupo de crianças, até então, tenta fazer uma atividade lúdica de produção musical, pautando os quesitos pedagógicos do ensino coletivo e a performance. O ensino coletivo está dentro do respeito pelo trabalho do outro. A performance é um experimento, e não uma atividade na qual se procura a perfeição", explicou o instrutor.
O primeiro grupo a se apresentar foi o "Thatamaekaluanpini", que tocou a música clássica infantil “Marcha Soldado”. Esse grupo é formado por crianças de até 10 anos. Algumas delas iniciaram os trabalhos no Núcleo de Violão ainda no primeiro semestre de 2019.
Em seguida, foi a vez do "Violão das Caieiras" apresentar sete músicas. O grupo constrói todo o repertório em sala de aula, levando em conta a condição técnica atual dos integrantes.
Fizeram parte do repertório “Leãozinho” (de Caetano Veloso), a internacional “Sweet Child O’Mine” (de Guns N’ Roses), “Pantera Cor-de-Rosa” (de Henry Mancini), “Aquarela do Brasil” (de Ary Barroso), “Aquarela” (de Toquinho) e o congo “Iaiá, Você Vai a Penha”, cantada há gerações e que faz parte da história do Espírito Santo.
O arranjo da música “Aquarela” e de “Iaiá, Você Vai a Penha” foi realizado por Washigton Vieira e Luís Ranna, com auxílio da banda de congo Mestre Honório, da Barra do Jucu. O ponto alto do evento, entretanto, foi a apresentação da música “Drácula”, de composição do próprio grupo.
A coordenadora da Escola Técnica de Teatro Dança e Música Fafi, Zila Nascimento, elogiou as apresentações. Os alunos foram convidados para participar em dezembro da mostra de oficinas da Fafi."“Minha percepção é que quando temos profissionais comprometidos, o resultado sempre vem. Foi isso que vi: alunos envolvidos e uma performance muito bonita”, conta.
O Circuito Cultural de Vitória é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura. O CEU fica localizado na rua Vinte e Três de Abril, 35, na Ilha das Caieiras.