Publicada em 24/10/2019, às 07h37

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi

Núcleo de Violão do Circuito Cultural faz apresentação com clássicos da música


Divulgação - Circuito Cultural
Apresentação do Núcleo de Violão do Circuito Cultural
Alunos do Núcleo de Violão do Circuito Cultural tocaram clássicos da música brasileira e até uma composição própria do grupo

Crianças do Núcleo de Violão do Circuito Cultural de Vitória emocionaram o público durante a apresentação na última terça-feira (22). Sob orientação do instrutor Luís Ranna, os alunos tocaram clássicos da música brasileira e até uma composição própria do grupo.

Dois grupos, formados durante as oficinas, apresentaram-se no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Grande São Pedro. As crianças tocaram oito músicas. Segundo Ranna, as apresentações mesclam performance e ensino coletivo.

“O grupo de crianças, até então, tenta fazer uma atividade lúdica de produção musical, pautando os quesitos pedagógicos do ensino coletivo e a performance. O ensino coletivo está dentro do respeito pelo trabalho do outro. A performance é um experimento, e não uma atividade na qual se procura a perfeição", explicou o instrutor.

O primeiro grupo a se apresentar foi o "Thatamaekaluanpini", que tocou a música clássica infantil “Marcha Soldado”. Esse grupo é formado por crianças de até 10 anos. Algumas delas iniciaram os trabalhos no Núcleo de Violão ainda no primeiro semestre de 2019.

Em seguida, foi a vez do "Violão das Caieiras" apresentar sete músicas. O grupo constrói todo o repertório em sala de aula, levando em conta a condição técnica atual dos integrantes.

Fizeram parte do repertório “Leãozinho” (de Caetano Veloso), a internacional “Sweet Child O’Mine” (de Guns N’ Roses), “Pantera Cor-de-Rosa” (de Henry Mancini), “Aquarela do Brasil” (de Ary Barroso), “Aquarela” (de Toquinho) e o congo “Iaiá, Você Vai a Penha”, cantada há gerações e que faz parte da história do Espírito Santo.

O arranjo da música “Aquarela” e de “Iaiá, Você Vai a Penha” foi realizado por Washigton Vieira e Luís Ranna, com auxílio da banda de congo Mestre Honório, da Barra do Jucu. O ponto alto do evento, entretanto, foi a apresentação da música “Drácula”, de composição do próprio grupo.

A coordenadora da Escola Técnica de Teatro Dança e Música Fafi, Zila Nascimento, elogiou as apresentações. Os alunos foram convidados para participar em dezembro da mostra de oficinas da Fafi."“Minha percepção é que quando temos profissionais comprometidos, o resultado sempre vem. Foi isso que vi: alunos envolvidos e uma performance muito bonita”, conta.

O Circuito Cultural de Vitória é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura. O CEU fica localizado na rua Vinte e Três de Abril, 35, na Ilha das Caieiras.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)