Publicada em 27/10/2018, às 14h41 | Atualizada em 27/10/2018, às 19h03

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Marcus Monteiro

Com a colaboração de Amilton Freixo

Parque da Fazendinha ganha centro de conservação e pesquisa de jacarés


Diego Alves
Parque Fazendinha ganha centro de pesquisa de jacarés
O Centro de Conservação e Pesquisas integra o parque fazendinha
Diego Alves
Parque Fazendinha ganha centro de pesquisa de jacarés
Contemple a natureza e leve seus filhos ou netos para conhecer plantas e animais

O Parque da Fazendinha Roberto Anselmo Kaustsky, em Jardim Camburi, ganhou hoje o primeiro centro de conservação, pesquisa e educação ambiental de jacarés de papo amarelo (Caimam latirostris) do Brasil: o Centro Ecológico Caiman.

A inauguração contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, do secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, do presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Caetano Krohling, além de representantes da comunidade e de outras entidades presentes.

O prefeito Luciano Rezende relembrou as dificuldades ambientais encontradas no início de seu primeiro mandato e destacou as ações da que estão sendo colocadas em pratica pela Semmam em defesa do Meio Ambiente, assim como a recuperação do Parque da Fazendinha, agora incorporado ao Revis da Mata Paludosa.

“A questão ambiental da cidade é um grande desafio. Decisões tomadas na década de 70 deixaram um passivo ambiental a ser resolvido. Estamos trabalhando para resolver este passivo com ações de impacto em defesa da área ambiental”, destacou o prefeito.

A criação do Centro Ecológico Caiman é resultado de um acordo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e o Instituto Marcos Daniel. O objetivo é oferecer atividades educativas e culturais voltadas para a conservação do jacaré e seu ambiente.

O Projeto Caiman que é uma parceria do instituto com a ArcelorMittal, é uma iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), símbolo da Mata Atlântica. Pesquisa aplicada em conservação dos jacarés e da Mata Atlântica, educação ambiental, turismo, reabilitação desses animais e formação de jovens pesquisadores são os pilares da iniciativa.

Monitoramento

"Este é o primeiro parque ecológico voltado a atender os visitantes. Nesse local, a partir de agora, serão desenvolvidas ações para a preservação dos jacarés-de-papo-amarelo, monitorando-os nos alagados e nas matas da Vale e da Arcelor, poupando suas vidas de caçadores e da poluição. Cuidar desses jacarés é conhecer e cuidar de nossa Mata Atlântica. Estamos fazendo uma gestão ambiental com responsabilidade, servindo inclusive como modelo para muitas cidades e até países", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Diego Alves
Parque Fazendinha ganha centro de pesquisa de jacarés
O prefeito Luciano Rezende inaugura o Centro de Conservação e Pesquisas
Diego Alves
Parque Fazendinha ganha centro de pesquisa de jacarés
Jacaré de papo amarelo (Caimam latirostris)
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)