Publicada em 16/10/2012, às 15h36
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Praça Costa Pereira se transforma em palco de uma tragédia para lá de engraçada


A escolha do espetáculo, um pouco do histórico do dramaturgo, a distribuição dos papéis na montagem e um pouco dos ensaios. Tudo isso diante dos olhos do público, que se diverte com as confusões de uma trupe em pleno processo de realização de um espetáculo.
O Grupo Gota, Pó e Poeira (ES) apresentou nesta terça-feira (16), na Praça Costa Pereira, sua mais nova peça: "A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe", um trecho de "Sonhos de uma noite de verão", do dramaturgo inglês William Shakespeare.
As pessoas que passavam foram ficando e logo encheram a praça para assistir às peripécias do grupo. "Muito bom a gente vir aqui na praça e poder dar risadas com uma peça de teatro. Com certeza meu dia agora será melhor", disse a servidora pública Aparecida Morelato.
"Ah, foi muito legal. Gostei das músicas e da história, foi divertido", opinou a pequena estudante Ana Carolina Moraes, 9 anos.
"É muito gostoso esse clima leve que uma comédia proporciona. E é um privilégio ter aqui na praça um espetáculo, aproveitando o espaço da cidade. A organização do Festival está de parabéns", elogiou o bancário Aldair Dias.
O espetáculo contou a história de Píramo e Tisbe, apaixonados, mas filhos de famílias rivais. Um amor impossível. Qualquer semelhança com a história de Romeu e Julieta não é mera coincidência. As duas histórias foram escritas pelo mesmo autor, Shakespeare. E uma é sátira da outra.
Tudo começou quando o rei e sua rainha vinda diretamente da plateia pedem a seu servo um entretenimento para aquela tarde. Eis então que entrou em cena uma trupe incumbida de apresentar uma peça teatral.
E o que era para ser um drama que fala das desventuras amorosas de um casal que só namora pelo buraco de um muro passou a ser uma comédia com os atores numa interpretação caricata, que garantiu boas risadas para o público.