Publicada em 09/11/2021, às 18h35 | Atualizada em 27/12/2021, às 16h07
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Prefeito visita obras no bairro Santa Clara
O prefeito Lorenzo Pazolini, visitou, na manhã desta terça-feira (09), as obras de demolição e reconstrução da escadaria José Ambrósio e a obra de contenção de encosta na rua Affonso Schwab, recentemente concluída, ambas no bairro Santa Clara. As visitas foram acompanhadas pelo secretário de Obras Gustavo Perin.
Em julho deste ano, após dois anos de espera e com um dos três acessos ao bairro interditado, a comunidade de Santa Clara recebeu a notícia do início das obras de demolição e reconstrução da escadaria José Ambrósio. O prefeito foi ao local e assinou a ordem de serviço em junho. A obra é executada com recursos próprios e estão dentro do cronograma.
O equipamento foi danificado pelas chuvas em novembro de 2018 e interditado em 2019. Sua reconstrução dependia do desvio de uma adutora da Cesan que passa embaixo da escadaria. Concluída a obra da Cesan, a administração municipal iniciou a reforma da escadaria, que está em mandamento, refazendo o reforço estrutural, novos revestimentos das escadas, guarda-corpos em aço inox e nova iluminação.
Em seguida, o prefeito visitou a obra de contenção na Rua Affonso Schwab, concluída há poucos dias. O local sofreu alterações consideráveis com a retirada, em excesso, da terra do taludeobras, . Em virtude de fortes chuvas e deslizamento de terra, houve queda de árvores de grande e médio porte.
Com o deslizamento do talude na Rua Affonso Schwab, o local foi incluído no setor de risco mapeado pelo Plano Municipal de Redução de Risco do Município de Vitória, classificado como Setor 01 Risco R3 – Alto, o que indica a necessidade das obras.
"Em julho, estivemos na Escadaria José Ambrósio, no bairro Santa Clara, dando a Ordem de Serviço para o início das obras da região. Hoje, acompanhando de perto os trabalhos, que estão a todo vapor, nos dá uma sensação de que estamos no caminho certo, cuidando de cada bairro da nossa capital", disse o prefeito.
Uma tela de alta resistência foi a solução encontrada. O material terá a finalidade de conter o deslocamento do solo; um investimento de R$ 799.398,28 para quatro meses de obras. As obras fazem parte do pacote de investimentos da PMV de R$ 1 bilhão, em várias áreas, até 2024.
“São duas obras importantes para a comunidade. Uma de contenção de uma encosta que ameaçava dezenas de famílias e a outra um dos três acessos ao bairro Santa Clara, que vamos reconstruir seguindo os padrões de acessibilidade exigidos por lei”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perin.