Publicada em 17/03/2014, às 11h15
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Procon de Vitória divulga relação de empresas mais reclamadas em 2013

Com o objetivo de auxiliar o consumidor na hora da compra, o Procon Municipal de Vitória divulgou nesta segunda-feira (17) a relação das empresas com o maior índice de reclamações fundamentadas atendidas no ano passado. Veja a lista. Somente em 2013, a entidade realizou mais de 15 mil atendimentos.
O cadastro permite que o consumidor encontre o ranking de fornecedores reclamados por meio de seu nome fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros. Além disso, indica ainda se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram atendidos ou não pelos fornecedores.
De acordo com o documento, entre as principais reclamações que lideraram o ranking em 2013, estão as de telefonia celular, banco comercial e financeiras, aparelhos celulares e eletrodomésticos. Os problemas mais comuns estavam relacionados à cobrança indevida/abusiva, produtos com vício, antecipação de financiamento (boleto para quitação), entre outros.
O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destaca o alto índice de resolutibilidade da entidade. "Dos 15.776 atendimentos realizados no ano passado, 12.359 foram resolvidos já no primeiro atendimento, ou seja, sem precisar ir para a audiência. Nosso índice de resolutibilidade nas audiências de conciliação foi de 92%, o que demonstra que a entidade está cumprindo bem o seu papel, que é defender os direitos do consumidor", destacou.
Atendimentos
Em 2014, de janeiro a março, já foram realizados 3.715 atendimentos. Consumidores com problemas nas relações de consumo que desejam acionar o Procon de Vitória devem se dirigir à Casa do Cidadão, em Itararé. É indispensável ter em mãos os documentos pessoais e comprovantes, como nota fiscal, contrato, ordem de serviço, entre outros documentos que comprovem a reclamação.
Além disso, é possível enviar outra pessoa, desde que a mesma apresente uma procuração simples, sem necessidade de registro em cartório, e cópias de documentos pessoais da reclamante.
Procon de VitóriaEndereço: Avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com senhas distribuídas até as 15 horas
Informações: Fala Vitória 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados