Publicada em 11/09/2009, às 07h30 | Atualizada em 15/10/2009, às 15h14

Por Regina Freitas, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques

Procon divulga ranking dos fornecedores que desrespeitam consumidor


Carlos Antoliuni
Telefone fixo
Uma empresa de telefonia está na lista divulgada pelo Procon Municipal

O Procon de Vitória divulga, pela primeira vez, o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas, que foi realizado no período de 1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009. A capital é o unico município do Estado integrado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, coordenado pelo Ministério da Justiça.

Este cadastro apresenta um ranking dos fornecedores que pior atendem o consumidor da capital. A lista apresenta número de todas as reclamações fundamentadas dos consumidores nesse período e o detalhamento de todos os tipos de irregularidades praticadas pelos fornecedores.

Foram iniciados no Procon de Vitória, no período do cadastro, 1.627 processos de reclamações fundamentadas. Deste total, 892 foram atendidas e 735 não atendidas. Além dos processos abertos, o Procon municipal registrou no período, 15.898 reclamações de consumidores.

Ranking

Carlos Antolini
Loja de celulares
A telefonia móvel é outra atividade que também gera bastante reclamação

O destaque do Procon de Vitória é para as empresas que tiveram um percentual maior de reclamações fundamentadas não atendidas, diante do número de processos que receberam.

No topo da lista estão as seguintes empresas: Oi-Telemar, que das 128 reclamações recebidas não atendeu a 100; seguida da Claro, que das 34, não chegou a acordou em 27 reclamações; a Eletrocity, que dos 50 processos, não atendeu o consumidor em 16; e o Ponto Frio, que das 33 reivindicações, deixou 16 sem acordo.

O gerente do Procon Municipal de Vitória, Marcos Augusto Nati, explica que, embora este registro se deva a reclamações fundamentadas no Código de Defesa do Consumidor, muitas empresas ainda não têm uma política de respeito a quem consome e não tem interesse em buscar uma solução para resolver tais conflitos. 

"Essa relação de consumo tem melhorado desde a implantação do Código, mas há ainda empresas que não garantem o direito do consumidor, previsto em lei", ressaltou.

Esse Cadastro é uma referência para o consumidor capixaba, principalmente o morador de Vitória, pois é uma fonte que o ajudará na hora de fazer uma transação comercial, podendo escolher os melhores fornecedores.

A publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas atende ao disposto no artigo 44, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que determina a divulgação de reclamações fundamentadas, atendidas e não atendidas pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços. Foram cadastradas 400 empresas.

 

    Ranking das 25 empresas que desrespeitam o consumidor de Vitória
Classificação Fornecedor  Reclamações não atendidas  Total de Reclamações Fundamentadas
 1º  Oi-Telemar  100  128
 2º  Claro  27  34
 3º  Eletrocity  16  50
 4º  Ponto Frio  16  33
 5º  Sony Ericsson  15  30
 6º  Itaucard  11  14
 7º  Ricardo Eletro  10  32
 8º  Officina do celular  10  23
 9º  Vivo  09  55
 10º  Tecmobile  09  31
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