Publicada em 25/02/2010, às 17h00 | Atualizada em 26/02/2010, às 14h12
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
Professores de educação física recebem capacitação em lazer para a comunidade

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) realiza, nos próximos três dias (desta sexta a domingo), uma capacitação para uma equipe de 40 professores de educação física e acadêmicos que atuam no Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido, desde 2006, pela Prefeitura de Vitória em parceria com o Ministério dos Esportes.
Com uma carga horária de 16 horas, o encontro será realizado no Ginásio do Jones dos Santos Neves (DED), em Bento Ferreira, com abertura a partir de 18h, nesta sexta-feira (26), e encerramento no domingo, após avaliação, a partir de 11h30.
É por meio do projeto que a Prefeitura de Vitória leva lazer e entretenimento às comunidades nos finais de semana. São oferecidos, ou no sábado ou no domingo, cama elástica, pula-pula, pintura de rosto, oficina de balão mania e jogos recreativos.
As atividades são realizadas das 8 às 13 horas ou das 13 às 18 horas. No ano passado, foram realizadas 73 ruas de lazer e, em 2010, as atividades serão retomadas em junho.
Outra vertente desse projeto, realizado em convênio com o Ministério dos Esportes, a Prefeitura proporciona lazer e esporte permanente para crianças, adolescentes, adultos e idosos nos seguintes núcleos: Bairro República (quadra da comunidade); Parques Municipais de Tabuazeiro, Moscoso e Mangue Seco; Itararé (Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Ewald Júnior); e Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.
Os participantes podem fazer oficinas de capoeira, futebol de salão, pintura de rosto e balão mania. As atividades são realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 11 horas, das 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas. A inscrição é realizada nos próprios núcleos. Segundo o professor da Coordenação de Promoção, Recreação e Lazer da Semesp, Edson Camargo, o objetivo do encontro de capacitação é desenvolver o processo de reflexão do itinerário de ações desenvolvidas no PELC local e estabelecer bases de continuidade do programa a partir da avaliação da caminhada realizada.