Publicada em 29/06/2022, às 11h45 | Atualizada em 29/06/2022, às 11h50
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Projeto com estudantes discute sobre história e cultura indígena brasileira
O projeto "Trabalhando a história e cultura indígena brasileira", desenvolvido com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, tem por objetivo valorizar as questões históricas e culturais dos povos indígenas brasileiros, além de refletir sobre sua importância para identidade do País.
Rodas de conversa, pesquisas, produções artísticas e textuais e recursos audiovisuais foram as ferramentas pedagógicas utilizadas pelas professoras Rita Saiter e Katia Camargos, dentro das atividades de sala, do projeto que faz parte do componente de educação das relações étnico-raciais.
Além disso, para compreender e analisar a situação das comunidades indígenas na atualidade, eles trabalharam com o poema "500 anos de sofrimento", do escritor indígena de literatura nativa Olívio Jekupé. Também foram utilizados vídeos para conhecer as características e histórias das etnias Pataxó, Korubo e Matis.
Para visualizar, de forma didática, a presença da cultura indígena no cotidiano moderno, foram realizadas pesquisas de nomes de pessoas, bairros, cidades, utensílios e alimentos que originaram dos povos nativos do Brasil. Iara, Jucutuquara, Itapemirim, cuia, rede e mandioca foram alguns dos exemplos encontrados.
A estudante Maria de Fátima, 43 anos, disse que o projeto proporcionou uma rica experiência sobre as origens do povo brasileiro. "Adoramos conhecer a modernização das aldeias, e ver como elas são atualmente. Têm indígenas que são médicos, juízes, arquitetos, MC's, trabalhando e usando tecnologia", contou.
Painel Didático
Todo esse conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a cultura indígena brasileira foi retratado em um belo painel que está exposto na unidade de ensino, de forma que todos que circulam pelo pátio possam prestigiar o esforço e dedicação da turma da EJA. O painel "Povos Indígenas" reúne diversas produções realizadas pelos estudantes ao longo do projeto, sensibilizando a todos na escola sobre a importância da cultura indígena.
"Foi um aprendizado muito significativo. Utilizamos diversas metodologias para proporcionar uma imersão no tema, e o resultado foi satisfatório, com os estudantes participando ativamente e demonstrando sensibilidade com os conteúdos apresentados", disse a professora Rita Saiter.