Publicada em 05/05/2023, às 12h35
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Projeto de combate ao bullying envolve estudantes em São Cristóvão

Do 1º ao 9º ano, 320 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlandina D'Almeida Lucas, em São Cristóvão, estão participando do projeto de combate ao bullying "Aceite-me como eu sou", desenvolvido pelo professor de Projeto de Vida Elisio dos Santos Machado.
Os objetivos são levar os estudantes a compreenderem o que é bullying, quais suas consequências e como ele acontece, além de abordar qual é o papel do professor, da escola e da família no combate a essa prática.
"Nós sabemos da importância de se trabalhar o bullying dentro dos ambientes escolares, proporcionando aos estudantes uma reflexão sobre o quanto é causador de sofrimento, bem como a conscientização sobre as atitudes com o próximo, valorizando a empatia, o respeito e a solidariedade, envolvendo todos no contexto", destacou a pedagoga Rosiane dos Santos.
O trabalho é desenvolvido por meio de rodas de conversa, apresentando formas de combate ao bullying no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade. O tema continuará a ser trabalhado até o final do ano.
"A minha mãe elogiou muito o trabalho do professor Elisio, disse que esse tema precisa ser trabalhado dentro da escola", disse a estudante Nicole dos Anjos Kuster, do 9º ano.
Para a coordenadora de turno Viviane Pedraça o projeto faz uma boa reflexão sobre o tema com as turmas. "Os estudantes participam de cada etapa, envolvendo-se ativamente em todo o processo de construção das atividades. Desse modo, eles são os protagonistas e se sentem pertencentes a este espaço escolar", avaliou.
Thayná Almeida, que também é coordenadora de turno, reiterou a importância dessa ação. "O projeto intensifica de maneira significativa práticas de respeito para uma boa convivência", destacou.