Publicada em 07/07/2022, às 11h35
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Projeto ensina Matemática Financeira na prática para estudantes na sala de aula
Um projeto de matemática financeira tem envolvido os estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, Joana D'Arc. O "Mercadinho da professora Mara" tem por objetivo promover o contato da turma com o sistema monetário, incentivando o raciocínio lógico, a pronúncia e o registro de valores de forma correta.
Ao longo do mês, a professora Gilmara Silva avalia quesitos da turma como bom comportamento, zelo com os materiais escolares, frequência, respeito aos colegas e desempenho nas atividades propostas em sala. De acordo com a participação e dedicação da turma, eles ganham uma quantia de dinheiro fictício e guardam em carteiras, para ir ao mercadinho uma vez a cada mês e realizar uma compra.
Colas, tesouras, cadernos, borrachas e diversos materiais escolares ficam à disposição para a escolha da turma. "Fizemos um mercadinho em nossa sala de aula, e nas datas definidas junto com eles para as compras, cada estudante deverá estar com o valor adquirido durante o mês. Assim, eles têm um tempo estimado para fazer sua compra, de 5 minutos cada, e devem fazer o cálculo corretamente de quanto cada um comprou e quanto deverá pagar pelos produtos escolhidos", detalhou a professora.
Aprendizado na prática
A proposta foi muito bem recebida pela turma, com todos participando ativamente da dinâmica. A estudante Ynara Marques Pereira falou sobre a experiência. "Foi muito legal a atividade com o mercadinho. Eu aprendi a subtrair, somar e multiplicar valores, além de aprender a comprar as coisas, priorizando o que eu mais preciso no momento, porque não dá para comprar tudo", contou.
Já o estudante Arthur Louzada dos Santos contou que a atividade tem favorecido o raciocínio rápido e lógico. "Foi muito legal trabalhar com o mercadinho da professora Mara. Aprendemos matemática, soma, subtração, operações com valores e como guardar e administrar o dinheiro. Além disso, temos que pensar rápido para escolher bem e escolher coisas que dê para comprar com o valor que temos".
Participação
Ainda segundo a professora, essa iniciativa permite aos estudantes fazer análises monetárias, favorecendo um aprendizado prático com relação aos números, valores, as cores das notas, bem como a comparação da maior para a menor.
"A participação deles foi ativa e recebi vários depoimentos positivos. É um aprendizado efetivo, pois como eles precisam pautar o que têm preferência na compra, já que não é possível comprar tudo, eles aprendem a lidar com as suas necessidades e vontades, precisam dosar junto com o poder aquisitivo que têm para adquirir o que querem", contou a professora.