Publicada em 30/01/2025, às 12h20 | Atualizada em 30/01/2025, às 12h26
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Projeto "Território Conectado" oferece palestras gratuitas de tecnologia para jovens de Vitória


No próximo sábado (1º) o projeto "Território Conectado", promovido pela organização Tec Perifa, chega a Vitória para ofertar aos jovens da periferia uma oportunidade única de se conectar ao mundo da tecnologia. A partir das 10 horas, o projeto realizará duas sessões de palestras gratuitas, na sede da instituição, localizada em Itararé, com a presença de profissionais especializados no setor.
O objetivo é tirar dúvidas de jovens, entre 15 e 29 anos, sobre o mercado de trabalho e ensinar mais sobre as possibilidades da área tecnológica.
Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer no horário das sessões, sendo uma das opções das 10 às 12 horas e a outra das 13 às 15 horas.
"A ideia nasceu da necessidade de levar informação de qualidade diretamente às comunidades, de maneira didática e acessível", declara o coordenador da ação, Renato Moulin.
Além das palestras, o "Território Conectado" também está coletando entrevistas para um documentário sobre o impacto da tecnologia na vida dos jovens da comunidade do Território do Bem, no qual o projeto está inserido, e como a democratização do acesso à informação pode gerar novas oportunidades. O material será exibido em uma sessão aberta ao público, ainda sem data definida.
O projeto que visa promover a inclusão digital e a democratização do acesso à tecnologia em regiões periféricas, onde o conhecimento sobre o mercado de tecnologia é, muitas vezes, limitado, foi contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
Durante as palestras, haverá tradução simultânea para Libras.
"A iniciativa é uma forma de contribuir para a construção de um futuro mais igualitário no setor tecnológico, especialmente entre os jovens das periferias de Vitória", finaliza Moulin.
Serviço
Palestras gratuitas sobre tecnologia
Quando: sábado (1º) das 10 às 12 horas e das 13 às 15 horas
Onde: sede do Tec Perifa - Rua Daniel Abreu Machado, 481, Itararé, Vitória
Público alvo: jovens de 15 a 29 anos
Entrada franca.