Publicada em 18/09/2015, às 14h29

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Projeto voltado para pessoas que cumprem pena alternativa forma nova turma


Divulgação Semcid
Projeto Exercendo Cidadania
Participantes do projeto Exercendo Cidadania se reuniram na Casa do Cidadão para concluir o curso

O projeto Exercendo Cidadania, voltado para pessoas que cumprem penas alternativas por crimes de menor potencial ofensivo (infrações com pena de até quatro anos), concluiu mais uma turma nesta quinta-feira (17). A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão, Itararé, e reuniu facilitadores e alunos.

No curso, os participantes debateram temáticas diversas em Direitos Humanos, como Introdução aos Direitos Humanos; Diversidade e Equidade de Gênero; Direitos da pessoa com deficiência; Direitos da população em situação de rua e Política de Saúde para o Uso de Álcool e Outras Drogas, totalizando uma carga horária de 93 horas.

Para M.C.C., 38 anos, uma das cursistas do projeto, as temáticas trabalhadas contribuem para a formação de um cidadão mais consciente. "Gostei bastante das palestras. Compreendi melhor quais são os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Além disso, são discutidas questões que estão no nosso dia a dia, como a redução da maioridade penal e os direitos dos idosos e da pessoa com deficiência", disse.

Quem também aprovou a metodologia do projeto foi L.B.V, 39. "Os facilitadores abordaram as temáticas de uma forma muito interessante. Acho que essas questões deveriam fazer parte do currículo escolar e serem debatidas em sala de aula. Sem dúvidas, ajudaria a formar adultos mais esclarecidos quanto ao seu papel social".

Oportunidade

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou a importância do projeto. "Trata-se de uma oportunidade para que o apenado seja protagonista de uma nova construção de sua identidade enquanto sujeito de direitos e na vida em comunidade, potencializando, dessa maneira, a autoestima individual e coletiva e o sentimento de solidariedade social", disse.

O projeto Exercendo Cidadania é uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e do Tribunal de Justiça, por meio da 5ª Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema). A previsão é de que uma nova turma seja iniciada no dia 6 de outubro.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)