Publicada em 02/02/2017, às 18h43 | Atualizada em 03/02/2017, às 13h17
Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi
Público pode ver tartarugas no maior tanque do Estado a partir desta sexta


Vitória ganhou nesta quinta-feira (2) o maior tanque de criação e observação de tartarugas no Espírito Santo, localizado no Centro de Educação Ambiental do Projeto Tamar, na praça do Papa, Enseada do Suá. O evento, que contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, do secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain e autoridades, já atrai a atenção do público, que promete lotar o local a partir desta sexta-feira (3), das 8h30 às 18 horas, quando o novo equipamento estará aberto para visitação.
Resultado de uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Tamar e Arcelor Mittal, o tanque tem 226 metros quadrados e capacidade para comportar até 112 mil litros de água, abrigando quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, como tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente e tartaruga-oliva. Os visitantes ainda poderão contemplar uma vista privilegiada da baía de Vitória e a movimentação de navios no mirante do tamar.
"Esse tanque com visor subaquático se assemelha a grandes aquários mais desenvolvidos e visitados em outros centros. O Tamar é uma entidade que é exemplo mundial de sucesso na recuperação da natureza. São 35 anos de Tamar, e eu acompanho desde a época pré-universidade. Quando começou a cuidar da causa das tartarugas, elas estavam em extinção, e foi um projeto que foi rompendo barreiras e hoje é o mais bem-sucedido do mundo em reversão de resultados. É uma marca que todo mundo quer se associar. Essa parceria alavanca o turismo aqui na capital. Vitória tem sua história ligada ao mar e é uma cidade apaixonada pelo oceano. Estamos pensando em mais coisas do mar para Vitória e, com certeza, é fundamental levarmos a educação ambiental para os moradores de nossa cidade", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.


Estrutura
Moderno, o tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e a conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes. Ele terá um sistema de tratamento de água inovador e parte das laterais de vidro, proporcionando aos visitantes uma ampla visão do interior. Além do tanque gigante, o Centro de Visitação conta com dois menores - de 30 mil e de 2 mil litros - para observação de tartarugas marinhas.
"Este novo tanque junta-se aos demais que aqui já existem e contam com toda a infraestrutura do local, consolidando-se como um local perfeito de lazer e aprendizado sobre a biologia marinha, preservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental para a população e visitantes", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.
Visitação
O Centro de Educação Ambiental do Tamar-Vitória funciona em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). Até o Carnaval, o local abre para visitação de segunda a domingo, das 8h30 às 18 horas. A partir de março, o funcionamanto volta a ser de terça a domingo, mas até as 17 horas. O telefone de contato é 3225-3787.

