Publicada em 08/02/2013, às 12h36

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira

Rede Salesiana se une à PMV para dar fim a analfabetismo adulto na capital


Yuri Barichivich
Prefeito Luciano Rezende recebe Padres Salesianos em seu gabinete
Encontro entre os diretores da Organização Salesiana e o prefeito selou o compromisso de acabar com o analfabetismo adulto em Vitória
Yuri Barichivich
Prefeito Luciano Rezende recebe Padres Salesianos em seu gabinete
Reunião acordou que Saleniano irá firmar parcerias em várias áreas para atuar na alfabetização de adultos na capital

Eles têm 15 anos ou mais de idade, não sabem ler nem escrever e somam mais de nove mil pessoas em Vitória. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revelam o número de analfabetos adultos que o prefeito Luciano Rezende quer erradicar na capital capixaba.

Para isso, o prefeito conta - a partir de agora - com mais uma aliada: a Rede Salesiana de Ensino. Um encontro, na noite desta quinta-feira (7), entre os diretores da Organização Salesiana e o prefeito selou o compromisso.

O padre Oscar de Faria Campos, diretor da organização, confirmou o que Luciano disse ao assumir o mandato, em 1º de janeiro: "É possível acabar com o analfabetismo adulto em Vitória".

"O Salesiano dispõe de um método para educar e alfabetizar adultos e trabalha com isso há anos. Inclusive, nosso método foi premiado em Angola, na África, pois consiste em alfabetizar um adulto em menos de seis meses", destacou o padre Oscar. E completou: "Teremos orgulho em colaborar com a gestão do nosso ex-aluno".

O prefeito Luciano Rezende estudou na unidade, onde também fez muitos amigos que decidiram abraçar essa causa. O Salesiano vai firmar parcerias nas áreas de educação, saúde e esportes e participar do esforço na alfabetização de adultos na cidade.

O padre Antídio Andrade Carvalho, coordenador do Conselho Administrativo da Rede Salesiana de Escola no Brasil, acompanhou o encontro e destacou a importância dessa parceria. "O método Dom Bosco de Alfabetização usado na África já está à disposição da Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Luciano mostra uma ousadia de sensibilidade na erradicação do analfabetismo adulto na cidade. Isso mostra maior sensibilidade do prefeito com o fator social", disse o padre Antídio.

No dia 10 de janeiro, o prefeito recebeu em seu gabinete a visita do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, e as duas instituições também firmaram uma parceria nesse sentido. Outra instituição que entrou no projeto é o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado (Sincades).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)