Publicada em 31/12/2024, às 16h25
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Jucilene Borges
Réveillon 2025: confira os locais da queima de fogos e programação da virada em Vitória
Tudo pronto para o show pirotécnico da virada de ano em Vitória! A festa da virada em Vitória promete encantar o público com um espetáculo pirotécnico sincronizado, utilizando fogos de artifício de baixo ruído, em conformidade com a legislação vigente.
O show contará com 12 balsas estrategicamente distribuídas: oito na orla de Camburi, com 15 minutos de queima de fogos, e quatro nos bairros São Pedro e Santo Antônio, com queimas de fogos de 8 minutos cada. Ao todo, mais de 47 toneladas de fogos iluminarão o céu da cidade, marcando a chegada do Ano Novo com emoção e beleza inesquecíveis.
Fundeio das balsas
Nesta terça-feira (31), como parte integral do processo, foi realizado o fundeio das balsas. Esse procedimento é essencial para garantir que as estruturas estejam devidamente posicionadas para o espetáculo pirotécnico. A CDTIV supervisiona cada etapa do fundeio, assegurando que todas as balsas estejam ancoradas de maneira segura.
Balsas
Em Camburi, serão cinco balsas distribuídas entre a Ilha do Socó e o palco montado na orla da Praia de Camburi, próximo da avenida Adalberto Simão Nader. Em Jardim Camburi, serão três balsas posicionadas entre as ruas Carlos Martins e Atlântica Parque.
Em São Pedro serão duas balsas posicionadas entre a Peixaria Comunitária e a Praça Dom João Batista.
Em Santo Antônio serão duas balsas posicionadas próximo à Praça Estela Coimbra.
Programação
Na Orla de Camburi quem comanda a festa é a cantora e compositora baiana, Solange Almeida, uma das vozes mais marcantes do forró brasileiro, que se apresenta a partir das 23 horas.
A cantora é antecedida pela Banda da Guarda Municipal de Vitória que sobe ao palco de Camburi às 21 horas.
Banda da Guarda
Responsável pela abertura da última festa de 2024 na capital, a Banda da Guarda Municipal se apresenta às 21 horas.
A banda surgiu a partir da necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município, e está na ativa desde 2021.
O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.
Com centenas de shows realizados por toda a capital, levam alegria e diversão por meio da música. O repertório variado passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais.
A Banda da Guarda é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).
Solange Almeida
Em carreira solo há sete anos, após 14 anos à frente dos vocais da banda Aviões do Forró, Solange acumula DVDs, clipes e grandes "feats" na música. Seu primeiro DVD, gravado em São Paulo, conta com as participações de Ivete Sangalo, Pe. Fabio de Melo, Anitta, Gusttavo Lima, Joelma, Tiago Iorc, Xand Avião e o Maestro Eduardo Lages.
Solange tem uma característica muito forte: transformar músicas internacionais em forró. É compositora e autora de várias versões, como "Blá, blá, blá" (Torn - Natalie Imbruglia) e Se Não Valorizar (Umbrella - Rihanna).
Recentemente gravou o DVD "Ao Vivo em Aracaju", com a participação de Léo Santana, Guilherme & Benuto, Hungria e Ferrugem.
Para o show em Camburi ela promete sucessos como "Revolução", "Eu Sofri", e muitos outros, com uma mistura de músicas que vão do forró tradicional ao moderno, garantindo uma noite inesquecível para o público.
Nova Orla de São Pedro
A Nova Orla de São Pedro, um dos espaços da cidade que foram requalificados recentemente, será palco de um evento inédito. A área que recebeu investimentos na casa dos R$ 96 milhões, possui 1,16 km de extensão, conta com modernos espaços de lazer, ciclovias, deques e atracadouros, tornando-se um cenário perfeito para a celebração da virada do ano.
Para a festa, dois palcos simultâneos vão receber uma programação variada, que começa às 19h e segue até a madrugada.
No palco montado na Ilha das Caieiras, a festa começa com o cantor sertanejo Leonardo Valentim, que se apresenta às 19h. Com sua voz marcante e estilo que mistura o sertanejo romântico e o universitário, Leonardo promete embalar a festa com grandes sucessos.
Às 21h, é a vez do grupo Resenha de Pagode, que traz uma mistura de samba e pagode com muito ritmo e alegria.