Publicada em 01/02/2014, às 00h30
Por Tati Wuo, com edição de Matheus Thebaldi
Sábado é dia de samba-rock no Mar da Música em Jardim Camburi


Após a maratona de shows na areia da praia de Camburi e na Ilha das Caieiras, o "Mar da Música" aportou em Jardim Camburi e continua por lá neste fim de semana. Estes sábado (1º) e domingo (2) são dias de muita música na praça Nilze Mendes Rangel, que fica próxima à Faculdade Estácio de Sá.
No palco montado por lá, as apresentações começam a partir das 18 horas. Neste sábado (1º), a programação conta com shows de Derengos, Cris Monteiro e Kalifa. Domingo (2), será a vez de Jota III e Hypnotzion.
O Derengos promete um grande baile em Jardim Camburi, misturando composições do primeiro CD, lançado em 2012, e releituras de clássicos da MPB com um supertime de músicos, incluindo naipe de metais. "Quando a gente tira um som do Djavan, do Chico Buarque ou do Jorge Ben Jor, a gente sempre muda uma coisinha aqui, outra ali para deixar mais a nossa cara", conta Bruno Medeiros, vocalista da banda.
Entre as novidades do ano, está o DerengosTube, o canal oficial do grupo no Youtube, que conta com vídeos produzidos em parceria com o fotógrafo Vitor Zorzal. "Este ano vamos continuar produzindo bastante material para o canal e, depois do Carnaval, começar a trabalhar em novas músicas", adianta Bruno, empolgado com o show. "Uma parte da banda foi criada em Jardim Camburi. Vamos tocar no quintal da nossa casa. Fazer parte desse projeto, que a gente sabe que foi feito com tanto carinho pela Secretaria de Cultura, nos deixa ainda mais feliz. Estar junto desse time de artistas, dividir o palco com nossos amigos do Kalifa é um reconhecimento. O projeto "Mar da Música" fortalece a música produzida no Espírito Santo", completa.
Em seguida, quem sobe ao palco, acompanhada de sua banda, é a cantora Cris Monteiro. Íntima dos palcos – além de cantar, ela atua e dança –, Cris promete um repertório dançante, repleto de influências da cultura musical africana. "As músicas que eu vou tocar foram compostas ou consagradas nas interpretações de cantores negros. Vai ter muito suingue", anima-se Cris. E cabem em sua sonoridade pop rock, reggae e muito mais, referências colhidas em suas parcerias musicais – Cris já gravou participações com artistas conhecidos do Estado, como as bandas Lion Jump e Canabaus. Agora, ela sonha com o próprio CD. "Quem sabe ele não vem este ano", planeja.
Encerramento
Para fechar a noite deste sábado, os meninos do Kalifa completam o time representante do samba-rock capixaba. "O repertório para esse show será balançado como sempre! Além das versões dos mestres do estilo, vamos tocar algumas músicas do nosso novo CD", adianta Derick Pilinga, guitarrista da banda. Entre as autorais, “Rainha do Sol”, “Um dia Bom” e “A Sombra”, sucessos nas rádios capixabas que estarão no CD "Sol", que ganha lançamento ainda na primeira quinzena de fevereiro.
A participação do público neste show vai ser fundamental, já que a banda vai captar imagens para seu novo videoclipe. "Fica aqui nossa convocação ao público para participar desse registro", avisa. "A expectativa é enorme; será nosso primeiro show do ano em Vitória. Estamos ansiosos para reencontrar nosso público daqui e fazer aquele baile", afirma Derick.
Serviço
Mar da Música em Jardim Camburi
Onde: praça Nilze Mendes Rangel (rua Arquiteto Décio Tevenard, esquina com a rua Isaac Lopes Rubim), Jardim Camburi
Horário: a partir das 18 horas
Aberto ao público
Programação
Sábado (1º): Derengos, Cris Monteiro e Kalifa
Domingo (2): Jota III e Hypnotzion

