Publicada em 28/06/2023, às 15h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Santo Antônio tem ação educativa sobre saúde feminina


Foto Divulgação
Enfermeira e professora da UFES promove roda de conversa sobre saúde da mulher na UBS Santo Antônio
Enfermeira e professora da UFES promove roda de conversa sobre saúde da mulher na UBS Santo Antônio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde integral das pessoas contempla uma série de aspectos físicos e psicológicos, dentre eles a saúde sexual e reprodutiva.  Contudo, por questões históricas e culturais, esse tema costuma ser um tabu, principalmente entre as mulheres, até mesmo em ambientes como consultórios de saúde. Dessa forma, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Antônio convidou a enfermeira obstetra, doutora e professora do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Priscilla Ferreira e Silva para  abordar esse tema de forma descontraída com mulheres da região, na faixa etária de 40 e 60 anos. O encontro aconteceu como uma roda de conversa na tarde desta terça-feira (27), no auditório da unidade de saúde.

Na ocasião, Priscilla utilizou dinâmicas lúdicas para explicar, de forma simples e acessível, como a autoestima, a boa alimentação, a atividade física, as  relações saudáveis com a família e com o parceiro ou parceira são cuidados importantes que se complementam na construção de uma saúde plena.

Foto Divulgação
Ação educativa sobre saúde da mulher na UBS Santo Antônio

 "A sexualidade da mulher já é um tabu na nossa sociedade. A sexualidade da mulher madura então, ou nem se discute ou se fala de forma preconceituosa e até pejorativa, como se fosse algo inadequado. Por isso nossa conversa aconteceu de forma muito franca, sem tabus, mostrando que o sexo é algo normal em todos os ciclos da vida e que ter uma saúde sexual satisfatória fará com que outros aspectos da vida também fluam com mais  alegria, energia, potência e felicidade", explicou Priscilla.

As mulheres que participaram da roda de conversa elogiaram muito a ação educativa, dentre elas a moradora Maria Helena de Araújo, de 53 anos. "Foi uma aula excelente. A Priscilla conversou com a gente sobre o corpo e a saúde da mulher, nos fazendo pensar como precisamos nos conhecer melhor para sermos mais felizes", disse.

A ideia de abordar esse tema partiu das profissionais de saúde da unidade, principalmente da psicóloga Jasmine Francisco dos Santos Salotto e da assistente social Sara Maria Gonçalves de Oliveira que coordenam um grupo formado por mulheres dessa faixa etária.

A enfermeira e residente multiprofissional Edilaine Mayara Pires dos Anjos convidou então a Doutora Priscilla para o encontro. Segundo Mayara, o objetivo era garantir a essas mulheres acesso a informações seguras, de qualidade e em um ambiente confortável "As mulheres não são estimuladas a falarem de sexualidade. Contudo, esse também é um dos aspectos da vida que precisa ser considerado quando se trabalha a saúde integral" , explicou Mayara.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)